domingo, 25 de maio de 2014

Metrologia: Unidades habituais

Parte 2 - Unidades habituais: Esta é a segunda parte do artigo, de uma série ordenada em 5 partes.

A maioria das unidades de medida americana e de outros países da comunidade do Reino Unido tem como origem as unidades da Grã-Bretanha, da época do estabelecimento do sistema imperial britânico, antes de 1824. Nesses estados, as unidades de medida encontram-se intrinsecamente relacionadas, carregam nomes iguais ou bastante parecidos e resultam em valores iguais ou ligeiramente diferentes.
Não existe ainda um nome oficial para o sistema não métrico nesses países, e os termos mais praticados e conhecidos são: unidade costumeira (americana) e sistema imperial (britânico). Por que referências de unidades do sistema antigo britânico ainda são encontradas no cotidiano (sobrevividas à história, de prática recorrente e mantidas em evidência), a seguinte discussão descreve a diferença entre os sistemas tradicionais de unidades americana e britânica:

Medida de comprimento

A partir de julho de 1959, em obediência a um acordo internacional entre as nações de língua inglesa, as polegadas americana e britânica foram definidas idênticas tanto para o trabalho científico e tecnológico como para o comércio. Uma situação semelhante existiu para a libra americana e britânica, e muitas outras relações de comprimento, como 12 polegadas = 1 pé, 3 pés = 1 jarda, e 1760 jardas = 1 milha internacional, foram as mesmas em ambos os países, mas havia diferenças muito importantes.
As medidas equivalentes definidas em termos métricos são:
1 polegada = 25,4 milímetros (exatamente)
1 jarda = 0,9144 metro (exatamente)

Medida de volume ou capacidade

As principais diferenças estão na capacidade ou volume que tem unidades usadas para líquidos e secos. No sistema britânico usual, as unidades de medida seca são as mesmas que as unidades usadas para líquidos, enquanto que nos Estados Unidos essas duas se diferem. O galão e suas subdivisões são usados na medição de líquidos; enquanto que o bushel, com suas subdivisões, é usado na medição de determinados artigos secos.
Em primeiro lugar, o bushel habitual (tradicionalmente usado para medir produtos secos como grãos e frutas) e o galão dos Estados Unidos, incluindo suas subdivisões, apresentam uma diferença para menos em comparação às unidades imperiais britânicas correspondentes. Por exemplo, o bushel dos Estados Unidos corresponde a 2150,42 polegadas cúbicas, enquanto que o do Reino Unido vale 2219,36 polegadas cúbicas.
Como unidade tradicional de capacidade, a tonelada de registro corresponde a 100 pés cúbicos, a tonelada de carga equivale a 40 pés cúbicos e tonelada de água inglesa é igual a 224 galões imperiais britânico.
O barril de petróleo é uma unidade tradicional baseado no galão americano. Em termos de volume, o barril de petróleo corresponde a 42 galões americano, enquanto que no sistema britânico possui 34,972 32 galões.
O galão dos Estados Unidos é dividido em 4 quartos líquido e o bushel dos Estados Unidos em 32 quartos seco.
Em termo de volume, valem as seguintes relações:
1 galão = 3,785 412 litros (americano)
1 galão = 4,546 09 litros (britânico)
Todas as unidades de capacidade ou volume mencionado até agora são maiores no sistema imperial britânico do que no sistema dos EUA . Mas a onça fluida britânica é menor do que a onça fluida americana, porque o quarto britânico é dividido em 40 onças fluidas enquanto que o quarto americano é dividido em 32 onças fluidas.

Medida de massa

Os ingleses aboliram o uso da libra troy e pennyweight em 1878 e, de modo particular, mantiveram somente a onça troy e suas subdivisões decimais (unidade corrente para metais preciosos), mas a libra troy e o pennyweight são ainda unidades em uso nos Estados Unidos, embora não sejam atualmente muito praticadas.
Também, para medir grandes massas, a grandeza tonelada longa ou bruta britânica é 2240 libras, enquanto que a tonelada geralmente usada nos Estados Unidos é a tonelada curta de 2000 libras.
A libra, unidade que constitui a base fundamental para a massa, desde 1959, é definida idêntica por um acordo entre os Estados Unidos e o Reino Unido.
Possui a seguinte relação com o sistema métrico:
1 libra = 453,592 37 gramas (exatamente)

Transição para o sistema métrico

Nos anos 1970, o Reino Unido e os Estados Unidos iniciaram a transição legal dos sistemas habituais para o sistema métrico, de concepção mais simples, clara e de abrangência mundial.Desde então, apesar do apoio de governos, a mudança de unidades não tem sido uma tarefa fácil. Embora o sistema métrico esteja oficialmente estabelecido, devido à forte imposição cultural, as unidades de origem inglesa ainda são comuns na vida cotidiana desses países.Fica a incerteza de quando essa transição de sistemas irá realmente se concretizar, como em outras partes do mundo onde o Sistema Internacional de Unidades (SI)forma moderna do sistema métrico, é exigido de acordo com a lei - unidades de medida oficial – em todas as atividades, como no comércio, na educação, na indústria, na ciência e tecnologia.
fonte: NIST (Appendix B - Units and Systems of Measurement)


Unidades usuais no comércio
A figura reproduz as informações de medidores de combustíveis de um posto americano (à esquerda) e britânico (à direita). O uso do sistema de unidades (SI) no Reino Unido é predominantemente maior que nos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário