segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Separador decimal: ponto ou vírgula?

Você já deve ter surpreendido ao observar a quantidade de formas de grafias de números espalhadas pelo mundo, e as vezes paira a dúvida sobre a abordagem a ser tomada sobretudo em documentos técnicos redigidos em língua estrangeira. Essa questão traz à tona a polêmica que envolve o separador decimal: deve ser utilizado a vírgula ou o ponto decimal?
Na verdade, a tarefa para expressar valores numéricos obedece a certa convenção internacional e, por isso, cuidado especial é exigido na hora de grafar ou ler determinados valores numéricos.
Em 2003, a 22ª Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM) decidiu que “o símbolo para o separador decimal deve ser o ponto ou a vírgula sobre a linha”. De acordo com esta decisão, e seguindo a prática das línguas de origem, por exemplo, nas publicações em inglês são usadas o ponto sobre a linha como separador decimal e, nas publicações em francês, são empregadas a vírgula sobre a linha como separador decimal. No entanto, para fins de uniformização, alguns organismos internacionais como a ISO priorizam a vírgula como separador decimal. No Brasil, de acordo com o Vocabulário Internacional de Termos Fundamentais e Gerais de Metrologia (VIM), versão publicada no INMETRO, o padrão adotado para separação decimal é a vírgula.
Como se vê, dependendo da notação de cada país, o símbolo adotado como ponto ou vírgula deve ser utilizado como separador entre a parte inteira e a fracionária. Então, a percepção dessa regra torna-se fundamental para se expressar de maneira clara, evitando qualquer tipo de confusão. Por outro lado, a simples troca de um pelo outro pode levar a um entendimento potencialmente duvidoso ou embaraçoso, visto que resultam em valores numéricos completamente diferentes.
Por exemplo, em Inglês (prática americana e britânica), o ponto sobre a linha é utilizado como marcador decimal. Assim, o valor de pi (π) é aproximadamente 3.142.
Já no Brasil, esse valor é expresso como 3,142, mas nunca 3.142.
Atenção para outras regras usuais:
  • A fração decimal é sempre escrita no mesmo alinhamento do número inteiro, e não como expoente: 99,99 e não 99,99.
  • Sempre colocar um zero antes do marcador (vírgula) de frações decimais ou quando o valor absoluto do número for menor que 1 (um): 0,123 m em vez de ,123 m.
  • Devem-se considerar decimais, mas não mistura com frações: 5,25 m mas não 5¼ m ou 5-1/4 m.
  • Nunca se utiliza ponto ou vírgula para separar grupos de três dígitos. Para facilidade da leitura, é preferível usar espaços para separar números em grupos de três dígitos à esquerda e à direita do ponto decimal: 299 792 458 m/s em vez de 299.792.458 m/s ou 299792458 m/s; 9,806 65 m/s2 e não 9.806,65 m/s2.
  • Para se multiplicar valores de grandezas, deve ser empregado o sinal de xis (x) ou parêntese (ou colchete) e não o sinal de ponto a meia-altura (·), a fim de evitar eventual confusão com o ponto decimal. Quando se multiplicam números, convém utilizar somente o sinal de multiplicação xis (x). Desse modo, na notação brasileira, estão corretas as expressões: (12 m/s) x 34,5 s ou  (12 m/s)(34,5 s); 12 x 34,5.
fonte: NIST, INMETRO, USMA
Separador decimal
Tradicionalmente, os separadores decimais, tanto a vírgula como o ponto, são aceitos em expressões numéricas de modo que possam ser entendidos prontamente em todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário