quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Precisão e exatidão não são a mesma coisa

Na Metrologia, os termos precisão e exatidão, embora estejam relacionados entre si, apesar da aparente semelhança em gênero, possuem significados diferentes. Nesse sentido, não devem ser confundidos ou tratados como sinônimos.
Para ajudar a tornar mais claro o entendimento desses dois termos vamos, inicialmente, conhecer a história do arqueiro suíço.
Em 1307, Willian Tell foi preso pelas autoridades austríacas por não se curvar a um chapéu colocado em um poste. Como punição cruel, Willian Tell e o seu filho seriam executados a menos que ele aceitasse o desafio na presença do público de atirar com sua besta em uma maçã colocada sobre a cabeça do próprio filho, distante a 80 passos e, o pior, em uma única tentativa. Ao final da aposta, Willian Tell acertou a maçã em cheio e assim livrou-se da punição.
O arqueiro teve a habilidade de disparar um tiro preciso, o suficiente para uma exatidão de uma maçã. Nesse caso, os requisitos de precisão e exatidão parecem ser os mesmos.
Outra maneira de ilustrar os conceitos sobre precisão e exatidão, acrescidos de outros detalhes, é através da abordagem tradicional com a utilização de gráficos de tiro ao alvo. Como analogia a um processo de medição, pode-se assim dizer que o centro do alvo corresponde ao valor verdadeiro e as coordenadas dos tiros correspondem aos valores obtidos das medições. A figura (1) abaixo mostra 4 resultados tendenciosos, cada qual possuindo um significado distinto e específico:
  • Caso (a): situação ideal - os tiros se encontram no centro do alvo (exato) e muito próximos um do outro (preciso)
  • Caso (b): os tiros estão muito próximos entre si (preciso), entretanto todos os tiros estão distantes do centro do alvo (não exato).
  • Caso (c): os tiros estão espalhados em torno do alvo (não preciso), mas a média dos tiros está próxima do centro do alvo (exato).
  • Caso (d): pior situação - os tiros se encontram dispersos e, por isso, considerados não preciso e não exato.

O que diz a Metrologia

O Vocabulário Internacional de Metrologia (VIM), publicado pelo Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM), fornece um conjunto de definições e termos associados usados em Metrologia. O documento tem como propósito servir de referência comum para organismos e profissionais envolvidos no campo da medição em todo o mundo.
Particularmente, vamos distinguir o significado dos 2 termos qualitativos em questão:

Precisão (precision):

Grau de concordância entre indicações ou valores medidos, obtidos por medições repetidas, no mesmo objeto ou em objetos similares, sob condições especificadas.
Um resultado de uma medição, associado ao erro aleatório, com boa precisão significa que o mesmo apresentou pouca dispersão dos valores (repetitividade), mas ainda pode estar incorreto.

Exatidão (accuracy):

Grau de concordância entre um valor medido e um valor verdadeiro de um mensurando.
Os resultados de medição, relacionados ao erro sistemático, que concordam com o valor aceito como verdadeiro (padrão) são ditos exatos.
fonte: qualitydigest-insidemetrology e Inmetro

Figura (1) - precisão e exatidão
Ilustração de gráficos comparativos de resultados sobre precisão e exatidão










Nenhum comentário:

Postar um comentário