domingo, 28 de janeiro de 2018

Significados dos termos repetibilidade e reprodutibilidade

A repetibilidade e a reprodutibilidade são formas para medir a precisão em um sistema de medição. Esses termos fazem parte da rotina da comunidade técnica e científica quando o assunto está relacionado a resultados de medição confiável, de modo a evidenciar a qualidade das medições.
Como exemplo, em geral, cientistas realizam o mesmo experimento várias vezes para confirmar ou validar as suas descobertas. Essas descobertas podem mostrar variações.
No contexto de um experimento, a repetibilidade mede a variação nas medidas tomadas por um único instrumento ou uma pessoa nas mesmas condições, enquanto a reprodutibilidade mede se um estudo ou experimento inteiro pode ser reproduzido os mesmos resultados de medição na sua totalidade.
Dentro dos estudos técnicos e científicos, a repetibilidade e a reprodutibilidade são frequentemente relatadas como desvio padrão.
Segundo o Vocabulário Internacional de Metrologia (VIM), de 2012, as seguintes definições são dadas aos termos repetibilidade e reprodutibilidade para um resultado de medição:

O que é repetibilidade?

A Repetibilidade de medição é definida como a precisão de medição sob um conjunto de condições de repetibilidade.
Em outras palavras, é o grau de concordância entre os resultados de medições sucessivas de um mesmo mensurando, realizadas sob as mesmas condições de medição. Ou seja, é uma medida de precisão que denota a diferença absoluta entre os diversos resultados de medições repetidas.
Para que a repetibilidade seja estabelecida, as condições de medição devem incluir o mesmo procedimento de medição, os mesmos observadores, o mesmo sistema de medição, as mesmas condições de operação e o mesmo local, assim como medições repetidas no mesmo objeto ou em objetos similares durante um curto período de tempo.

O que é Reprodutibilidade?

A Reprodutibilidade de medição é definida como a precisão de medição conforme um conjunto de condições de reprodutibilidade.
Em outras palavras, é o grau de concordância entre os resultados das medições de um mesmo mensurando, realizadas sob condições variadas de medição. Simplificando, mede a capacidade de o sistema de medição em reproduzir os mesmos resultados nas medições.
Para que a reprodutibilidade seja estabelecida, as condições de medição devem incluir diferentes locais, diferentes observadores, diferentes sistemas de medição e medições repetidas no mesmo objeto ou em objetos similares.
Fontes: VIM, Minitab
Representações gráficas de repetibilidade e reprodutibilidade
Crédito: Minitab
Representações gráficas de repetibilidade e reprodutibilidade
Repetibilidade: a figura à esquerda mostra 2 curvas de função densidade de probabilidade construídas a partir da variação das medições (dispersão das indicações).
Reprodutibilidade: a figura à direita mostra 3 curvas de função densidade de probabilidade reproduzidas por 3 observadores, mostrando as variações gerais em relação às medições médias (dispersão dos resultados).

Nenhum comentário:

Postar um comentário