terça-feira, 13 de maio de 2014

Metrologia: uma visão mais atenta

A medição sempre desempenhou papel fundamental no desenvolvimento das relações sociais, na busca incessante e contínua por maior grau de precisão e confiança. A razão para todo esse rigor é que, sem essa base de conhecimento e reconhecimento, a evolução humana estaria condenada ao caos pela simples falta de uniformização e consistência, entre outros problemas de transparência, qualidade e fraude, que envolvem qualquer sistema de medição.
Atualmente, a Metrologia é parte integrante da estrutura do mundo em transformação, praticamente sem fronteiras. Em outras palavras, influências científicas e tecnológicas movidas pela medição nos domínios de nossas vidas são bastante comuns, de variadas proporções, e encontram-se presentes em quase tudo que nos rodeia. Obviamente, produtos e serviços de qualidade são essenciais para uma sociedade mais justa e segura, daí a importância de as pessoas, independentes de suas qualificações, do mais alto nível ao público geral, possuírem certa familiaridade com questões associadas à Metrologia.
Tão relevante quanto a formalidade da Metrologia será examinar a compreensão da ideia da medição que afeta o nosso mundo, utilizando-se de linguagem simples, tornando-a rica e satisfatória a experiência de leitura e aprendizagem. Nesse sentido, depois de conhecermos na edição anterior uma síntese daquilo que a Metrologia representa, vamos continuar explorando um pouco mais os mistérios ou fatos interessantes que cercam a Metrologia e, em particular, rever a história crescente das unidades de medida ao longo dos séculos e entender o porquê de uma boa medição (aquela em que podemos confiar).
O presente artigo será atualizado e complementado nas próximas semanas, dividido em cinco partes:

Parte 1: Medidas antigas

O capítulo inicial examina os aspectos gerais sobre as medidas antigas, apresentando uma breve história da origem confusa e curiosa das unidades primárias.

Parte 2: Unidades habituais

O segundo capítulo trata de unidades adotadas nos sistemas de medidas imperial (britânico) e costumeira (americano), ambos bastante parecidos e ainda em uso em alguns países.

Parte 3: Sistema Internacional de Unidades (SI)

O terceiro capítulo tem como foco o Sistema Internacional de Unidades, também conhecido como SI, forma moderna do sistema métrico e de uso em quase todo o mundo.

Parte 4: Linguagem técnica informal

O quarto capítulo retoma a discussão sobre o SI, destacando as implicações decorrentes dos vícios da linguagem técnica e a importância da prática correta de unidades de medida no contexto da vida cotidiana.

Parte 5: Coerência das medições no âmbito mundial

Por fim, o último capítulo apresenta uma base inicial de informações sobre a avaliação e expressão de resultados de medição. Além disso, outras terminologias associadas, como calibração, rastreabilidade, incertezas e padrões de medição, também, serão caracterizadas e conhecidas.
crédito: www.worldmetrologyday.org
Dia Mundial da Metrologia 2014
Na data de 20 de maio, o mundo comemora o Dia Mundial da Metrologia, que coincide com o aniversário da Convenção do Metro, assinada em 1875.
Este ano, o Dia Mundial da Metrologia tem como tema As Medições e o Desafio Energético Global.

Nenhum comentário:

Postar um comentário