quarta-feira, 4 de junho de 2014

Metrologia: Sistema Internacional de Unidades (SI)

Parte 3 - Sistema Internacional de Unidades (SI): Esta é a terceira parte do artigo, de uma série ordenada em 5 partes.

A Convenção do Metro, um tratado intergovernamental, assinado no ano de 1875, em Paris, estabeleceu uma estrutura organizacional permanente para tratar de questões relativas às unidades de medida, entre elas promover o seu uso em nível mundial.
Em 1960, a 11ª Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM), adotou o Sistema Internacional de Unidades - universalmente conhecido como SI - como um sistema prático e moderno de unidades de medida.
Desde então, sucessivas revisões foram realizadas nas definições de unidades, na busca contínua por melhor precisão, levando-se em conta os avanços na ciência e tecnologia. Como fruto desse esforço, a maioria dos países passou a utilizar unidades de medida convencionadas e cada vez mais uniforme, permitindo a obtenção de resultados de medição comparáveis, confiáveis e rastreáveis a padrões nacionais e internacionais, além de tornar a comunicação mais fácil e harmoniosa.
O SI moderno consiste de duas classes de unidades:

Unidades de base

O SI é constituído de 7 unidades de base bem definidas que, por convenção, são consideradas dimensionalmente independentes entre si:

Unidades derivadas

Todas as outras grandezas derivadas são expressas a partir das 7 unidades de base através de operações algébricas como multiplicação e divisão. Por sua vez, tais unidades derivadas definidas em termos de unidades de base ou através de nomes e símbolos especiais podem ser utilizadas na formação de outras unidades derivadas.

  • Unidades derivadas SI expressas em termos de unidades de base

Grandeza
Unidade SI
Nome
Símbolo
Nome
Símbolo
volume
v
metro cúbico
m3
aceleração
a
metro por segundo quadrado
m/s2 ou m · s-2 ou m s-2

  • Unidades derivadas SI com símbolos ou nomes especiais
Grandeza
Unidade SI
Nome
Símbolo
Nome
Símbolo
Símbolo (base SI)
força
F
newton
N
m · kg · s-2  ou  m kg s-2
pressão
p
pascal
Pa ou N/m2
m-1 · kg · s-2  ou  m-1 kg s-2

Prefixos SI

Os prefixos adotados no SI são aplicados para formar os múltiplos e submúltiplos decimais das unidades SI. A combinação adequada de nomes ou símbolos de prefixos com nomes ou símbolos de unidades forma uma nova unidade.
Nome
Símbolo
Fator
Exemplo
micro
µ
10-6
2,0 x 10-6 m3 = 2,0 µm3
giga
G
109
14 x 109 W = 14 GW

Prefixos binários

Os nomes e símbolos de prefixos binários publicados na norma internacional (IEC 80000-13: Information Science and Technology), referidos à potência de 2, não pertencentes ao SI, são empregados como múltiplos binários nas áreas de processamento e transmissão de dados.
Prefixo binário
Exemplo de múltiplo binário
Exemplo comparativo SI
Nome
Símbolo
Fator
Nome
Símbolo
Nome
Símbolo
kibi
Ki
210
5 kibibit
5 Kibit = 5 x 210 bit =
5120 bit
5 quilobit
5 x 103 bit ou
5000 bit
tebi
Ti
240
1 terabyte
1 TiB = 1 x 240 B =
1 099 511 627 776 B
1 terabyte
1012 B 

Constantes fundamentais

Os valores de constantes fundamentais da física, recomendados pelo Committee on Data for Science and Technology (CODATA)ajustados a cada 4 anos, são recomendados para uso internacional em todos os domínios da ciência e tecnologia.
Grandeza
Valor numérico
Unidade SI
Nome
Símbolo
base: ano de 2010
Símbolo
aceleração da gravidade
gn
9,806 65 (exatamente)
m s-2
constante Planck
h
6,626 069 57(29) x 10-34
J s

Grandezas

A norma internacional (ISO/IEC 80000) para grandezas e unidades, de grande interesse científico e educacional em todo o mundo, em consonância com o Sistema Internacional de Unidades (SI), foi batizada como Sistema Internacional de Grandezas (sigla em inglês: ISQ).
A referida norma relaciona diversas grandezas segundo uma lista de 14 grupos específicos de conhecimentos.
Grandeza
Unidade SI
Grupo
Nome
Símbolo
Símbolo
espaço e tempo
frequência
f ou v
Hz
mecânica
densidade
ρ
kg/m3
eletricidade
energia ativa
W
J ou W h

Grandeza, valor numérico e unidades de medida

O valor de uma grandeza é a sua magnitude expressa como o produto de um número e de uma unidade, e o número multiplicado pela unidade é o valor numérico da grandeza expressa na referida unidade. O valor numérico da grandeza depende da escolha da unidade, de modo que o mesmo valor de uma grandeza pode ter diferentes valores numéricos, quando expresso em diferentes unidades.
Exemplo prático: expressão do valor de uma grandeza
No SI, a expressão exata para a velocidade da luz no vácuo é c = 299 792 458 m/s. O número 299 792 458 é o valor numérico da grandeza c e igual a c/(m/s), quando c é expressa na unidade m/s. De modo aproximado, essa expressão pode ser simplificada como = 300 000 km/s = 300 x 103 km/s = 300 Mm/s, onde os símbolos k e M são conhecidos como prefixos do SI.
Nota:
Neste artigo, a lista de grandezas e unidades exemplificadas acima não tem a pretensão de ser completa. Se você procura informações gerais sobre grandezas ou unidades de medida, confira as publicações nos sites dos Institutos Nacionais de Metrologia (INM).
Fontes:
National Institute of Standards and Technology (NIST)
Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO)
International Bureau of Weights and Measures (BIPM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário