segunda-feira, 25 de abril de 2022

Leitura de Régua Graduada: Centímetros e Polegadas

A polegada, uma unidade de medida de comprimento não reconhecida no Sistema Internacional (SI), por razões históricas, até hoje é usada nos países de língua inglesa, enquanto o centímetro, submúltiplo do metro, é uma unidade padronizada de comprimento do SI.
Uma ferramenta ou um dispositivo muito comum, que denominamos como régua ou medidor, com base na conveniência do usuário, pode ser utilizado para encontrar o comprimento de diferentes objetos. Podemos encontrar réguas com diferentes escalas e marcações e uma das mais usuais são as indicações em polegadas (inch, palavra em inglês) e em centímetros (cm). Neste caso, os números inteiros são rotulados na régua em ordem crescente, por exemplo, como 2 polegadas ou 5 centímetros.
Mas o que ocorre se tivermos que medir em um intervalo entre dois desses valores inteiros?
Normalmente, a subdivisão de unidade é continuada usando o mesmo método, como é o caso da polegada (método binário) e centímetro (método decimal). Cada método tem suas vantagens para certos propósitos de utilizações, e não se pode dizer corretamente que qualquer um dos métodos é melhor, a menos que seja conhecido o uso a que se destina a unidade e suas subdivisões.
As réguas métricas usadas na vida cotidiana em todo o mundo são bastante fáceis de ler e normalmente vêm com marcações apenas em centímetros e milímetros. As linhas maiores com números inteiros são em centímetros e as linhas menores são indicações em milímetros. Como os milímetros são 1/10 de um centímetro e se você medir 8 marcas após um centímetro, logo ele terá comprimento de 1,8 centímetro ou 18 centímetros.
Por outro lado, as réguas graduadas em polegadas são um pouco mais complexas de ler, pois lidam com frações (subdivisões) que são um pouco mais difíceis de trabalhar. Uma polegada na régua subdividida em 2 partes (meios), cada marca menor corresponde a 1/2 de polegada. Uma polegada na régua subdividida em 4 partes (quartos), cada marca menor corresponde a 1/4 de polegada. Uma polegada na régua subdividida em 8 partes (oitavos), cada marca menor corresponde a 1/8 de polegada. Uma polegada régua marcada em 16 partes (dezesseis avos), cada marca menor corresponde a 1/16 de polegada. E assim por diante.
Dessa forma, a marca central em uma régua em polegadas entre dois números inteiros é 1/2. Em seguida, as marcas menores correspondem a 1/4, 2/4 (é o mesmo que 1/2) e 3/4. Continuando, as próximas marcas menores são 1/8, 2/8 (é o mesmo que 1/4), 3/8, 4/8 (é o mesmo que 1/2), 5/8, 6/8 (é o mesmo que 3/4) e 7/8. Na sequência, as próximas marcas menores são 1/16, 1/8, 3/16, 1/4, 5/16, 3/8, 7/16, 1/2, 9/16, 5/8, 11/ 16, 3/4, 13/16, 7/8 e 15/16. E assim, sucessivamente para outras medidas de precisões maiores. Isto posto, pode ser observado que a polegada é dividida em 2, 4, 8, 16, 32, 64... partes iguais e os numeradores das frações são números sempre ímpares como 1, 3, 5, 7, 9, 11...
Como medida de comprimento, a polegada é exatamente equivalente a 2,54 cm ou 25,4 mm. Os símbolos mais usados para polegada são o duplo plica (") e o in (abreviatura da palavra inch, em inglês).
Para a unidade convencionada em centímetros, os valores de grandezas são expressos como, por exemplo, 5,7 centímetros (ou, 5,7 cm). Neste caso, o valor numérico e a unidade de medida são sempre separados por um espaço simples.
Já para expressar uma medida em polegadas, contendo subdivisões, recomenda-se indicar primeiramente a polegada inteira, seguida de espaço e a fração de uma polegada. Exemplo: 2 1/2 polegadas (ou 2 1/2"); 5 3/4 polegadas (ou 5 3/4 in).
No entanto, vale lembrar que, a unidade polegada está fora do SI (não é permitida para uso com ele), e em seu lugar utilizar somente a unidade metro (e seus múltiplos e submúltiplos) estritamente aceita para uso com o SI.
Tipo de Régua para Medição de Comprimento
Tipos de Régua para Medição de Comprimento
A figura à esquerda mostra um tipo de régua com marcação tanto em centímetros (parte inferior) como em polegadas (parte superior). A figura à direita mostra os detalhes das subdivisões de uma polegada, com indicações de linhas mais longas (números inteiros) e, no meio caminho, as marcações ao meio com linhas ligeiramente mais curtas indicando os submúltiplos da polegada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário