segunda-feira, 19 de maio de 2014

Metrologia: Medidas antigas

Parte 1 - Medidas antigas: Esta é a primeira parte do artigo, de uma série ordenada em 5 partes.

A medição é, de fato, um dos mais antigos ofícios que se tem conhecimento, tão antiga quanto a própria civilização. Nesse período histórico, incrivelmente, uma grande diversidade de ferramentas rudimentares foi empregada como escalas de medidas.
Quando os seres humanos foram encorajados a viver em sociedade, o desenvolvimento da medição passou a exigir unidades cada vez mais racional e honesta, a fim de suportar as tarefas da vida cotidiana, como nas construções, práticas da agricultura, confecções de roupas, trocas de alimentos e, principalmente, transações comerciais. Assim, os primeiros exemplos de padrões de medidas, desenvolvidos nos grandes centros culturais da Mesopotâmia e Egito, com citações inclusive na Bíblia, foram usados para expressar grandezas como de comprimento, massa e volume ou capacidade.
Provavelmente, essas unidades antigas, mesmo que de entendimento arbitrário e particular, já tinham elementos em comum a ideia de comparar medidas fixas baseadas na anatomia humana, em fenômenos naturais (através da observação do sol, da lua e outros corpos celestes) e em objetos diversos.
Por outro lado, devido à existência de um grande número de combinações de unidades não padronizadas, e somado ao trabalho de traduzi-las de um lugar para outro, de pessoa para pessoa, nos casos de grandezas envolvendo uma mesma finalidade específica, os sistemas de pesos e medidas eram entendidos de formas diferentes e por isso causavam muita confusão e perda de tempo.
Ao longo do tempo, algumas unidades tornaram-se obsoletas e outras evoluíram para estabelecer as primeiras medidas precisas, curiosamente continuam conhecidas ainda em tempo presente. Vamos então conhecer algumas das unidades que fizeram história:

Medida de comprimento

O côvado ou cúbito é talvez o exemplo mais antigo e de mais longa duração de uma unidade de comprimento encontrada na Bíblia. A unidade corresponde ao comprimento do antebraço de uma pessoa, do seu cotovelo até a ponta do seu dedo médio estendido. Esta distância tende a ser cerca de 18 polegadas ou cerca de 45 centímetros. O côvado mais antigo documentado é o côvado real (ou sagrado) egípcio (28 dígitos ou 7 palmos), datado por volta de 2.750 aC e utilizado por cerca de 3.000 anos.

Medida de massa

A mina, unidade histórica de massa, originária da Babilônia e utilizada em todo o Mediterrâneo Oriental, é aproximadamente comparável à libra, mas ao longo dos séculos variou bastante. Em tempos babilônicos, a mina era uma unidade muito conhecida, cerca de 2 libras, quase tanto quanto um quilograma.
O talento é uma unidade histórica de massa, utilizado de várias formas ao longo do Mediterrâneo Oriental. O talento sagrado hebraico, mencionado em textos da Bíblia, era igual a 60 minas ou cerca de 30 quilogramas (66 libras). O talento grego, também igual a 60 minas, era um pouco menor: 25,8 quilogramas ou cerca de 57 libras.
O shekel é uma antiga unidade hebraica de massa (ou uma moeda tendo essa massa). O shekel era a versão hebraica de uma unidade babilônica usado em todo o Oriente Médio. Contas divergem sobre seu valor. Um equivalente frequentemente citado é 1/60 mina, que corresponde aproximadamente a 8,3 gramas ou 0,29 onça (avoirdupois).

Medida de volume ou capacidade

Para comparar capacidades de recipientes, como de vasos metálicos ou de barros, enchiam-se de sementes de plantas ou pedras, e depois então eram contados como padrões para medir volume. Outras contas complexas eram realizadas para determinar equivalências entre as diferentes categorias, por exemplo, obter o volume em termos de massa.
fontes: http://www.nist.gov/ e http://www.unc.edu/
crédito: www.metmuseum.org/
Fragmento do padrão de côvado
O côvado real do Egito, similar a um protótipo de material físico, era composto de 7 palmos, e cada palmo era dividido em 4 dígitos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário