domingo, 4 de maio de 2014

Um olhar sobre a Metrologia

O mundo moderno, mais do que nunca, vive sob a dependência da ciência e tecnologia. Neste contexto, a Metrologia desempenha função primordial, auxiliando na questão da melhoria e garantia da qualidade dos produtos e serviços, em benefício de uma sociedade mais justa e segura.

Objetivo

Atualmente, as medições corretas - de maior precisão e rastreáveis a padrões reconhecidos mundialmente - assumem papel importante em quase todos os aspectos da atividade humana, servindo de ferramenta para:
•  Avaliar a conformidade de produtos, processos e serviços;
•  Garantir uma relação justa de troca (relações comerciais);
•  Promover a cidadania (saúde, segurança e meio ambiente);
•  Buscar a qualidade, inovação e competitividade;
•  Assegurar reconhecimento nacional e internacional.

Definição de Metrologia

O Vocabulário Internacional de Metrologia - Conceitos fundamentais e gerais e termos associados (VIM 2012), documento publicado pelo Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM) e traduzido para a língua portuguesa pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), em seu item 2.2, define a Metrologia (Metrology) como: Ciência da medição e suas aplicações, englobando todos os aspectos teóricos e práticos da medição, qualquer que seja a incerteza de medição e o campo de aplicação.

Campos da Metrologia

A Metrologia está dividida em três campos principais: Metrologia Científica, Metrologia Industrial e Metrologia Legal.

Metrologia Científica

Metrologia Científica trata, fundamentalmente, dos padrões de medição internacionais e nacionais (principalmente, através de realização e disseminação das unidades de medida), dos instrumentos laboratoriais e das pesquisas e metodologias científicas relacionadas ao mais alto nível de qualidade metrológica.

Metrologia Industrial

Metrologia Industrial lida com medições na produção, controle e garantia de qualidade dos produtos finais. Abrange procedimentos de calibração, intervalos de calibração (validação), controle de processos de medição e gestão de instrumentos de medição na indústria, com o objetivo de garantir um estado de conformidade com os requisitos aceites por normas e regulamentos.

Metrologia Legal

A Metrologia Legal é parte da Metrologia relacionada às atividades resultantes de exigências obrigatórias, referentes às medições, unidades de medida, instrumentos e métodos de medição, que são desenvolvidos por organismos competentes. Tem como objetivo principal proteger o consumidor, em se tratando das unidades de medida, métodos e instrumentos de medição, de acordo com as exigências técnicas e legais obrigatórias.
fonte: INMETRO

Ver o vídeo: Dutch Metrology Institute
Por que dependemos da Metrologia?
A Metrologia está relacionada a quase tudo o que fazemos no dia a dia. Sem ele, não podemos comer, trabalhar, viajar, construir, estudar, ensaiar, fabricar, comprar, telefonar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário