terça-feira, 25 de novembro de 2014

Tokyo Disneyland Park: Montanha russa Space Mountain descarrilha

Em 5 de dezembro de 2003, ocorreu um incidente na montanha russa Space Mountain, do Tokyo Disneyland Park. Devido à ruptura de um eixo das rodas traseiras, o veículo de passeio descarrilhou um pouco antes do final da atração. Felizmente, nenhum dos passageiros se feriu e todos deixaram seus lugares com segurança.
O relatório técnico elaborado pela Oriental Land Company, operadora do parque, após uma investigação e análise detalhada da ocorrência, revelou que o diâmetro do eixo quebrado se encontrava menor do que a especificado no projeto. Conforme a avaliação, a folga entre o eixo e o seu suporte mancal deveria ter sido de cerca de 0,2 mm, mas nesse caso, a distância real verificada foi mais que 1 mm, o que resultou em jogo e vibração excessiva, motivando a quebra do eixo por fadiga.
O eixo quebrado foi um dos 30 eixos recebidos em outubro de 2002, e todos encontravam-se abaixo do diâmetro especificado no projeto, redundando em grave erro de concepção.
Este erro ocorreu devido ao seguinte fato: Em setembro de 1995, as especificações de projeto para fabricação do mancal e do eixo do veículo de passeio tinham sido alterado de polegadas para metros. Entretanto, dois conjuntos de desenhos continuaram existindo na empresa. Em agosto de 2002, os desenhos antigos, com medida de 44,14 mm (em vez da medida métrica de 45 mm), foram erroneamente usados na fabricação dos eixos.
A empresa confirmou que outros eixos fabricados e entregues em datas anteriores a outubro de 2002 estavam todos com as dimensões em conformidade ou requeridas de acordo com o projeto (ou seja: 45 mm).
A Oriental Land Co. anunciou a conclusão do inquérito sobre o incidente que ocorreu em 05 de dezembro de 2003, no Space Mountain, do Tokyo Disneyland Park.
Medidas preventivas de manutenção e controle de qualidade foram implementadas para impedir a repetição deste tipo de incidente.
fonte: lamar.colostate
Space Mountain - Tokyo Disneyland Park
O Space Mountain - Tokyo Disneyland Park, de concepção similar ao de Walt Disney, inaugurado em abril de 1983, é uma estação de aparência futurística e muito procurada pelos turistas na temporada de férias. O Space Mountain é uma montanha russa montada dentro de um edifício com cúpula de 60 metros de diâmetro. Ele alcança a velocidade máxima de 50 quilômetros por hora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário