segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Modismos que fogem às regras da Metrologia

No Brasil, de acordo com o Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - CONMETRO (Resolução nº 11, de 12 de outubro de 1988), as unidades de medida baseadas no Sistema Internacional de Unidades (SI), aprovadas nas Conferências Gerais de Pesos e Medidas (CGPM), são exigidas em caráter obrigatório e exclusivo.
A fim de assegurar a indispensável uniformidade das grandezas no âmbito nacional, o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – Inmetro é o órgão responsável pela regulamentação e controle metrológico em muitas áreas de atuações, abrangendo os campos comercial, industrial, técnico e científico, entre outras compromissadas com o interesse público como da saúde, da segurança e do meio ambiente.
No entanto, em boa parte dos países do mundo, é comum ainda verificar a prática de unidades coloquiais e informais, além daquelas fixadas internacionalmente.
Como exemplo particular, vale citar o papel da mídia (cinema, televisão, rádio, internet, jornais, revistas, etc.) como ferramenta alternativa de educação. Essa tecnologia tem gerado grande quantidade de dados e, como consequência, as pessoas se sentem com mais dificuldade em escolher sobre o que ler e onde buscar informações de melhor qualidade. Nesse meio, uma questão chama a atenção quando o assunto está relacionado com trato equivocado de unidades de medida.
Então, vamos conhecer alguns dos casos de modismos mais praticados.

Nomes de grandezas escritos por extenso

Para simplificar termos, facilitar a leitura e o entendimento das pessoas a que se destinam, as grandezas, os valores (incluindo monetários e datas) e as unidades de medida são expressas comumente por nomes escritos por extenso.
Para a maioria dos leitores, a expressão “a velocidade da luz no vácuo é aproximadamente 300 mil quilômetros por segundo” é de entendimento mais simples que “a velocidade da luz no vácuo é aproximadamente 300 x 103 km/s”, este último de uso mais técnico. Neste aspecto, a forma de representar o valor de grandeza como 300 Mm/s, mesmo correto, é menos comum e “complicado” em demasia.

Unidade de temperatura

A unidade de temperatura é o que caracteriza um dos maiores desvios em relação ao padrão metrológico.
O grau Celsius é uma unidade particular - aceita pelo SI - para temperatura, entretanto ainda se verificam em literaturas a designação "grau centígrado", originada pelo fato da escala ser dividida em 100 marcações (centesimal), notação antiga desta unidade – abolida pelo SI em 1948 - e, cada vez mais, em desuso.
O símbolo ºC para o grau Celsius é precedido por um espaço quando a expressão estiver relacionada a um valor de temperatura grau Celsius.
Observe bem as seguintes expressões corretas: t = 28,8 ºC ou t = 28,8 graus Celsius
Porém, todas essas expressões são incorretas: t = 28,8ºC  ou  t 28,8º  ou  t = 28,8ºc  ou  t = 28,8º C  ou  t = 28,8 graus  ou   t = 28,8 graus C  ou   t = 28,8º Célsius

Outras situações incorretas

Nos meios de comunicação, mesmo de uso restrito, é comum constatar tanto unidades de medida como valores numéricos de forma abreviada, mais por uma questão de economia de espaço e para facilitar o entendimento do público ou leitor em geral. Entretanto, não deve ser seguido do ponto de vista técnico.
Exemplos conhecidos para:
• massa ou força: 100 quilos
• horário: 11:30h   ou    11.30   ou    11.30 da noite    ou    11:30 pm
• dias da semana: 2ª, 3ª...  ou  2ª feira, 3ª feira...  ou  segunda, terça...  ou  seg., ter....
• variação percentual: 0,2 ponto;    0,6 p.p.;     1,2%
• valores monetários, em R$ (reais): 1 mi (1 milhão); 1 bi (1 bilhão); 1 tri (1 trilhão)...
• tempo (s ou segundo):   S    ou    seg.    ou     sec     ou    secs
energia elétrica (kW h ou kW · h):  KWH    ou    kW/h 
• volume (cm3 ou centímetro cúbico):  cc    ou    cu    ou    cm3 
Os artifícios empregados para representação de valores numéricos e unidades de medida, difundidos equivocadamente pela mídia, de objetivo particular e de aplicação bastante específica, pela sua conveniência, não são bons exemplos para serem seguidos segundo as regras da linguagem técnica e, muito menos, científica ou tecnológica.
Se você não tem esse problema, siga então as recomendações das normas do Sistema Internacional de Unidades (SI).


Previsão do tempo
Registros da previsão do tempo têm sido cada vez mais preciso. No entanto, as representações de grandeza e unidade para temperatura, mostradas na mídia, continuam confusas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário