quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Salto triplo: a um passo para a vitória

Os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna, realizados na cidade de Atenas (Grécia), no ano de 1896, nasceram com o intuito de confraternizar os povos de todo o mundo em torno de um grande evento esportivo.
A competição durou 10 dias, com participação de 195 atletas de 13 países. A primeira medalha de ouro coube ao atleta americano James Conally, no salto triplo.
No que diz respeito às medidas, o Sistema Internacional de Unidades (SI), antigamente denominado sistema métrico, é a linguagem de comunicação presente na maioria das competições desportivas mundiais. Isto permite que os resultados obtidos por todos os atletas sejam avaliados os seus desempenhos e tratados de forma padronizada e precisa, comparáveis a outros resultados. Assim, no mundo dos esportes, de caráter mundial e olímpico, é comum registrar as melhores marcas absolutas por modalidades, até que novos recordes sejam novamente homologados.
Por isso, a importância que os atletas, no exercício de suas atividades internacionais, tenham familiaridade com a prática de unidades SI. Na contramão, algumas das unidades de medida costumeiras como foot, inch, mile, ounce e pound são ainda comumente relatadas no noticiário esportivo, por exemplo, dos Estados Unidos.
Confira esta história surpreendente, onde a combinação de unidades de medida diferentes e a falta de atenção culminaram decisivamente, mas desta vez, com a derrota inesperada de um grande saltador americano.
Na Olimpíada de Atenas, em 2004, o campeão de salto triplo Melvin Lister, idade de 26 anos, foi eliminado surpreendentemente na fase de qualificação da competição depois de um salto de apenas 16,64 m, apesar de anteriormente ter saltado 17,75 m na seletiva olímpica, realizada em Sacramento (Califórnia).
Em entrevista à Los Angeles Times, Lister alegou que os seus problemas ocorreram devidos à recusa dos comissários de pista em permitir que ele usasse a sua fita de medição, de escalas marcadas em pés e polegadas, como guia na pista. A informação foi que a fita "poderia machucar alguém" por causa dos cravos de fixação. Apesar da permissão do uso de fita métrica, disse que não estava adaptado a trabalhar com esse tipo de medidor.
E complementou: "Ninguém me falou que lá fora precisava de uma fita métrica. Na pista de execução, eu preciso da minha velocidade de corrida e de confiar na minha marca de referência."
Fonte: Los Angeles Times
Regra do salto triplo
O salto triplo consiste de um salto com impulsão em um só pé (de modo que o atleta caia primeiro sobre o mesmo pé que deu a impulsão), uma passada (ele cairá com o outro pé) e um salto, nesta ordem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário