domingo, 9 de novembro de 2014

Velocidade da luz e o Sistema Internacional de Unidades

Na antiguidade, antes do século 17, as pessoas acreditavam que a luz propagava qualquer distância de maneira instantânea.
Com o passar do tempo, através de experimentos práticos ou observações astronômicas, alguns renomados cientistas, como Galileo, Roemer, Bradley, Fizeau e Foucault, propuseram a determinar a velocidade da luz. Nas últimas décadas, com o surgimento de novas teorias e tecnologias mais complexas, outros métodos foram empregados para melhorar bastante a precisão das medições.
Hoje, sabemos que a luz se propaga de maneira extremamente rápida, imperceptível a olho nu.
A velocidade da luz no vácuo é uma das principais constantes fundamentais conhecidas em todo o campo da física, de altíssima precisão, de modo que, na sua forma pura ou absoluta, serve para conduzir à definição do padrão do metro.
A expressão exata para a velocidade da luz, baseada em um referencial inercial (não acelerado), definida no vácuo em termo de um valor fixo e exato, é:
c = 299 792 458 m/s

Importância das unidades de medida

Um número somente, qualquer número, por maior ou menor que seja, na Física, nada significa. Do exemplo dado, o valor numérico 299 792 458 da grandeza física c, para ser consistente, conhecido e quantificado, essencialmente, deve ser expresso em termo da unidade de medida correspondente de nome “metros por segundo” (símbolo: m/s).
O número 299 792 458 é o valor numérico da grandeza c e igual a c/(m/s), quando c é expressa na unidade m/s. De modo aproximado, essa expressão pode ser simplificada como c = 300 000 km/s = 300 x 103 km/s = 300 Mm/s, onde os símbolos k e M são conhecidos como prefixos do SI.

Origem do símbolo da grandeza

A letra particular “c”, símbolo da constante universal que representa a grandeza velocidade da luz no vácuo, muitas vezes, está relacionada à palavra latina celeritas, que significa celeridade ou velocidade.

Constantes Fundamentais da Física

Os valores de constantes fundamentais da física, que inclui a velocidade da luz, ajustados periodicamente (a cada 4 anos, última publicação feita em 2010) e recomendados pelo Committee on Data for Science and Technology (CODATA) para uso internacional em todos os domínios da ciência e tecnologia, podem ser consultados no site do NIST.
fonte: NIST; APS Physics
crédito: NOAA
A luz reina absoluta
De acordo com a ideia surpreendente de Einstein, baseada na teoria da relatividade, nenhum objeto normal pode viajar mais rápido que a velocidade da luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário