domingo, 23 de fevereiro de 2014

Quilograma eletrônico

A Metrologia está perto de demonstrar um método inovador de medição de alta exatidão que utiliza a teoria quântica e vincula as medições às constantes fundamentais da natureza, último passo para redefinição da unidade de massa.
O quilograma é a única unidade de base do Sistema Internacional de Unidades (SI) ainda definida em termos de um artefato físico, conhecido como o protótipo internacional do quilograma, mantido pelo Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM). Esse material, ao longo do tempo, de alguma forma vem sofrendo variações em sua massa devido à contaminação ou deterioração em sua superfície e por isso posto em dúvida.
A nova definição de massa, com base em propriedades quânticas imutáveis da natureza, tem como foco a comparação entre as potências mecânica (como força e velocidade) e elétrica (como tensão e resistência), por meio de um complexo instrumento denominado de balança de Watt. O objetivo do experimento é obter a força necessária para manter a massa de um quilograma em equilíbrio em termos da constante de Planck (h). Além do quilograma, essa alteração afetará outras unidades de base como o ampère, mol e kelvin, as quais também deverão ser redefinidas em um futuro próximo.
Neste sentido, na reunião de 2011, em Paris, a 24ª Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM) adotou uma resolução sobre a eventual revisão futura do sistema SI. Atualmente, alguns dos mais renomados Institutos Nacionais de Metrologia (NMIs) espalhados pelo mundo se encontram empenhados nesse projeto em busca da redefinição confiável do quilograma. Entretanto, os resultados obtidos por esses laboratórios ainda não se encontram totalmente equalizados ou consistentes, o que impede a divulgação de uma proposta final para a escala de massa de melhor estabilidade pelo Comitê Internacional de Pesos e Medidas (CIPM).
Isso posto, o último artefato material usado como padrão pode estar com os dias contados e tudo indica que em pouco tempo se tornará uma peça de museu.
Fonte: NIST

Padrão físico de massa
Em termos práticos, um quilograma eletrônico continuará sendo igual a um quilograma definido por um artefato material. A balança de Watt, proposto pelo NIST, foi projetada especialmente para redefinir a massa em termos físicos e quânticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário