domingo, 2 de março de 2014

Precisão: uma preocupação que não é de hoje

O nónio, criado pelo português Pedro Nunes (1502-1578), descrito em sua obra De Crepusculis, data do período do descobrimento do Brasil e tinha como finalidade determinar medições mais rigorosas de ângulos de alturas dos astros, ao nível de frações de grau.
Trata-se de um instrumento de escalas conjugadas, que permite obter medições mais precisas que qualquer uma das escalas individuais. Na época, era ainda de conceito imperfeito, de ideia simplista, mas muito inteligente.
Muitos outros contemporâneos se propuseram a auxiliar no aperfeiçoamento do modelo original. Mas, coube ao francês Pierre Vernier (1584-1638) o sucesso de encontrar uma solução simples de construção e de leitura rápida para o nónio, reduzindo-o em duas escalas lineares, sendo uma fixa e a outra móvel, princípio muito bem aproveitado para medir comprimentos até os dias de hoje, alguns bastante conhecidos, como em paquímetro e micrômetro. Esse nónio, também denominado vernier, é composto de um cursor graduado que desliza sobre a escala também graduada do instrumento, tal que as n divisões da escala correspondem a n - 1 ou n + 1 divisões do cursor.
Na Figura abaixo (lado esquerdo), observa-se que cada marca do cursor equivale a 9/10 de cada uma das marcas da escala fixa. Assim, o comprimento X corresponde à graduação do cursor que fica mais próximo ou coincidente de uma marca da escala.
Examinando ainda a Figura abaixo (lado direito), o valor que melhor coincide é a sexta marca e o valor completo corresponde exatamente a 2,6. Traduzindo, as 10 divisões da escala equivalem ao comprimento X mais as 6 marcas do cursor e valem 9/10 da escala.
Assim, 10 = (6 x 9/10) + X,  onde X = 2,6.
Ultimamente, as inovações tecnológicas proporcionadas pela eletrônica têm sido fundamentais, na obtenção de indicações cada vez mais precisas e com menos erros, mesmo em condições adversas de medição.
Fonte: Instituto Camões

Escala aperfeiçoada de Vernier
O paquímetro e o micrômetro, conhecidos como nónio ou vernier, são instrumentos precisos utilizados em medições de comprimentos e, pela sua simplicidade, possuem aplicações em diversos segmentos




Nenhum comentário:

Postar um comentário