domingo, 16 de fevereiro de 2014

Hora certa oficial

No Brasil, desde o início de suas atividades no tempo do Império (1850), e a partir de 1913 por intermédio de lei específica, o Observatório Nacional (ON) - a mais antiga instituição de pesquisa do país - vem gerando, disseminando e conservando a Hora Legal Brasileira, seja por meio próprio ou seja por intermédio de emissoras de Rádio e Televisão e da EMBRATEL, a todo território nacional com diferentes níveis de exatidão e confiabilidade, e mantém sob sua guarda os padrões nacionais de frequência, que são a base da rastreabilidade Metrológica Brasileira em tempo e frequência.
Com o objetivo de prover um serviço de sincronismo confiável, seguro e rastreável aos padrões nacional e internacional, o ON criou a Rede de Sincronismo à Hora Legal Brasileira (ReSinc/HLB), para atender órgãos públicos e empresas privadas que necessitem do tempo com melhor exatidão. Neste sentido, para aqueles que necessitam de comprovação legal - espécie de protocolo de envio ou recebimento - em transações digitais, a hora legal brasileira agrega maior valor jurídico a notificações e documentos eletrônicos, através do carimbo do tempo ou certificado de autenticidade.
O Observatório Nacional, credenciado pelo INMETRO, com sistema de emissão centralizada no Rio de Janeiro, em seu site (www.on.br), disponibiliza o tempo real (data e horas) a toda comunidade (empresas e público em geral), baseado no Coordinated Universal Time (UTC). Esse serviço é fornecido gratuitamente para fins de utilização apenas como um relógio diário, sem a pretensão de servir de referência em medições rastreáveis.
Seja nas organizações seja na vida cotidiana, hoje em dia, é praticamente impossível  viver sem estar conectada com a hora certa.
Fonte: Observatório Nacional
Hora oficial
Fusos horários adotados na Hora Legal Brasileira em referência ao Tempo Universal Coordenado (UTC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário