terça-feira, 23 de dezembro de 2025

O Futuro Colisor Circular: o Maior e Mais Poderoso Acelerador de Partículas

O Futuro Colisor Circular (FCC, na sigla em inglês), um projeto ambicioso de superacelerador de partículas, promete desvendar os maiores segredos do Universo, ainda desconhecidos pela física moderna.
O Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês), o maior e mais poderoso acelerador de partículas conhecido atualmente no mundo, está localizado na fronteira entre a França e a Suíça. O colisor LHC de capacidade para impulsionar prótons ou íons a velocidades próximas da luz (em torno de 300.000 km/s), com anel de circunferência de 27 quilômetros e situado a cerca de 100 metros abaixo da Terra, foi usado, entre outras coisas, para comprovar a histórica existência do bóson de Higgs. Apelidada de partícula de Deus, sua descoberta em 2012 ampliou a compreensão científica de como as partículas adquirem massa.
A Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN, sigla em inglês), que detém o LHC, cujos escritórios principais também se estendem pela fronteira perto de Genebra, tem como missão desvendar a composição e o funcionamento do Universo através do estudo das leis da física que os governam. Com o fim da vida útil do LHC prevista para 2040, o CERN já está avançando na ideia de construir um novo colisor.
Esta proposta originada após anos intensos de trabalho, conhecida como O Futuro Colisor Circular (FCC, na sigla em inglês), com um anel de circunferência de 91 quilômetros e uma profundidade média de 200 metros, previsto para atingir energia incrível de colisão no centro de massa de 100 TeV, poderá suceder o atual instrumento - O Grande Colisor de Hádrons.
Os cientistas acreditam que a matéria comum, como estrelas, gases, poeira, planetas e tudo o que neles existem, representa apenas 5% do Universo. O FCC tentará revelar o que compõe os outros 95% da energia e da matéria do Universo — a chamada matéria escura e energia escura, que os cientistas ainda não observaram diretamente.
Apesar do gigantesco projeto, orçado em cerca de US$ 17 bilhões, ainda não ter recebido a aprovação dos seus estados-membros do CERN, o Conselho do CERN, seu órgão decisório, em sua reunião de 6 e 7 de novembro de 2025, confirmou que o empreendimento FCC é tecnicamente viável e livre de grandes obstáculos.
fontes: CERN, LHC, PHYS.ORG
Localização Prevista para O Futuro Colisor Circular (FCC)
crédito: CERN
Localização Prevista para O Futuro Colisor Circular (FCC)
Um mapa esquemático do CERN mostrando uma possível localização para o Futuro Colisor Circular (FCC) e do atual Grande Colisor de Hádrons (LHC).


Nenhum comentário:

Postar um comentário