sábado, 15 de novembro de 2025

Escala Fujita Aprimorada: Utilizada para Estimar as Intensidades de Tornados

Nos últimos anos, cada vez mais, fortes vendavais vêm causando estragos pelo mundo, provocando cancelamento de voos, queda de energia, estragos sérios em construções, perdas de vidas, entre outros transtornos.
Uma forma conhecida de avaliar a intensidade dos tornados com base na destruição causada pelo fenômeno é com a utilização da Escala Fujita Aprimorada (sigla em inglês, EF).
No entanto, é muito difícil medir tornados devido ao fato de serem fenômenos destrutivos em constante movimento, sendo praticamente impossível posicionar instrumentos de medição próximos a eles para obter medições precisas. Nos Estados Unidos, a escala EF é usada por serviços meteorológicos nacionais, como a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), para alertar o público sobre tornados e sua intensidade. Conhecendo o valor da escala EF, você pode se preparar melhor para eles ou tentar evitá-los.
A Escala Fujita (F) foi originalmente desenvolvida pelo Dr. Tetsuya Theodore Fujita para estimar a velocidade do vento de tornados com base nos danos causados ​​por eles. Uma Escala Fujita Aprimorada (EF), desenvolvida por um fórum de meteorologistas e engenheiros eólicos de renome dos Estados Unidos, traz melhorias à escala F original. A escala EF,  que substituiu a Escala F original, é utilizada para classificar tornados desde 1° de fevereiro de 1971.
Para melhor refletir as investigações de danos por tornados, a escala EF leva em consideração mais variáveis ​​do que a escala F original, ao atribuir uma classificação de velocidade do vento a um tornado. A escala EF incorpora 28 indicadores de danos (sigla em inglês, DI), como tipo de construção, estruturas e árvores. Entretanto, ela continua sendo uma escala de danos e não em medições reais ou diretas da velocidade do vento. Para cada indicador de danos, existem 8 graus de danos (sigla em inglês, DOD), que variam do início do dano visível à observação completa da destruição.
Através dos dados obtidos na avaliação dos danos, um índice para a escala EF é atribuído a cada fenômeno em uma escala de 0 a 5, conforme a tabela abaixo:

Escala EF

Classe

Velocidade do Vento (de 3 s)(km/h)

Descrição dos Danos

EF0

Fraco

105 a 137

Leve

EF1

Fraco

138 a 177

Moderado

EF2

Forte

178 a 217

Considerável

EF3

Forte

218 a 266

Severo

EF4

Violento

267 a 322

Devastador

EF5

Violento

> 322

Incomensurável

fontes: NWS, Simepar

Monitoramento de Tornado no Paraná
Monitoramento de Tornado no Paraná
Recentemente um tornado causou grande destruição no município de Rio Bonito do Iguaçu (PR). Dentro da Escala Fujita Aprimorada (EF), os Meteorologistas classificaram o tornado em algumas áreas do município como EF3, com fortes indícios que o vento tenha ultrapassado 250 km/h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário