quinta-feira, 29 de janeiro de 2026

Como a ISS se Mantém em Órbita sem Cair na Terra?

A Estação Espacial Internacional (ISS) é um ambicioso projeto de construção multinacional, sendo a maior estrutura individual e a mais cara já colocada em órbita pela humanidade.
Com a participação e construção de elementos da estação em diversos países ao redor do mundo, por meio da engenharia de precisão, como um lego, cada componente foi montado no próprio espaço. O posto avançado tem uma estrutura com comprimento de perto de 109 metros e uma massa de cerca de 420.000 quilogramas, mas esses números variam tempos em tempos, pois são frequentes o reabastecimento logístico onde novos módulos são integrados ao complexo orbital.
Para permanecer em trajetória curva ao redor da Terra a uma altitude de cerca de 400 quilômetros, a ISS viaja a uma velocidade de aproximadamente 27.600 quilômetros por hora, que é a velocidade necessária nessa altitude para continuar seguindo uma trajetória que acompanha a curvatura da Terra. Assim, se a ISS orbitasse a Terra a uma altitude maior, não precisaria viajar tão rápido para manter a taxa de curvatura de sua queda. Por outro lado, se a ISS estivesse a uma altitude menor, teria que viajar mais rápido para evitar reentrar na atmosfera terrestre e se desintegrar.
Nessa condição, a ISS orbita a Terra a cada 90 minutos, de acordo com a lei de Kepler que relaciona o tempo de órbita com a altitude. Isso significa que, os astronautas a bordo da ISS veem 16 nascimentos e pores do Sol todos os dias devido à sua alta velocidade orbital. As múltiplas oportunidades para fotografar são momentâneas, pois, a essa velocidade, cada nascer ou pôr do Sol dura apenas alguns segundos.
A inclinação orbital da ISS é de 51,6° em relação à linha do equador, permitindo que a estação cubra cerca de 90% da área habitada da Terra, o que a torna visível normalmente à noite, movendo-se lentamente no céu na maioria dos locais da Terra. Então, se o céu estiver com boa visibilidade e estiver com sorte, você poderá observar a olho nu a ISS cruzando o céu em silêncio de horizonte a horizonte.
fontes: NASA, SPACE
crédito: NASA
O Segredo de Como a Estação ISS Permanece em Órbita
A Estação Espacial Internacional (ISS) é acelerada gravitacionalmente ao longo de uma trajetória curva ao redor da Terra, o que a mantém em órbita. A natureza da gravidade envolvida foi descrita pela primeira vez por Sir Isaac Newton.

Nenhum comentário:

Postar um comentário