O Comitê Conjunto para Guias em Metrologia (JCGM) está atualmente revisando um dos conceitos mais fundamentais da metrologia: a incerteza da medição.
A nova definição, proposta pelo JCGM, foi desenvolvida por meio de dois Grupos de Trabalho, ambos nomeados
pelo Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM), sendo o JCGM-WG1, responsável pelo Guia para a Expressão da Incerteza na Medição (GUM) e o JCGM-WG2, responsável pelo documento complementar denominado Vocabulário Internacional de Metrologia (VIM).
Como parte desse processo, além dos comentários recebidos das oito organizações membros (BIPM, IEC, IFCC, ILAC, ISO, IUPAC, IUPAP e OIML), também os dois Grupos de Trabalho gostariam de obter feedback da comunidade metrológica em geral antes de apresentar formalmente a nova definição da quarta edição do Vocabulário Internacional de Metrologia (VIM4), cuja divulgação está prevista ainda para 2025.
Neste sentido, em 2 de julho de 2025, o JCGM realizou um seminário ao vivo que atraiu mais de 2.000 participantes, utilizando-se de plataformas de conexão como Zoom, YouTube e LinkedIn, onde foi apresentada e discutida a nova definição para a incerteza da medição, de grande importância e interesse global.
Missão:
O Comitê Conjunto para Guias em Metrologia (JCGM) trabalha para manter e promover o Guia para a Expressão da Incerteza em Medição (GUM) e o Vocabulário Internacional de Metrologia (VIM).
Uma versão corrigida do Guia para a Expressão da Incerteza em Medição (GUM), sob o nome JCGM 100:2008 (GUM 1995 com pequenas correções), foi publicada em 2008. Além disso, o JCGM-WG1 ampliou o escopo do GUM, produzindo uma série de documentos complementares para cobrir tópicos relacionados com mais detalhes.
Uma versão corrigida da terceira edição do Vocabulário Internacional de Metrologia – Conceitos Básicos e Gerais e Termos Associados foi publicada em 2012 (JCGM 200:2012), e um "VIM3 Anotado" complementar (formalmente, VIM: Definições com Anotações Informativas) foi publicado em 2014. Novas anotações são adicionadas à medida que são aprovadas pelo Grupo de Trabalho.
Desde a publicação inicial dos documentos GUM e VIM, diversos documentos complementares de aplicações gerais e específicas foram publicados. Todos estes documentos se encontram disponibilizados no site do BIPM.
Fonte: BIPM
Nenhum comentário:
Postar um comentário