quinta-feira, 30 de junho de 2022

Top Gun: Maverick: Entenda o Significado do Termo "Força g"

Se você achou as imagens de voo do filme “Top Gun: Maverick” impressionantes, imagine os atores que experimentaram a emoção de participar das cenas reais dentro dos caças F/A-18 Super Hornet.
Neste caso, os pilotos foram submetidos a outro desafio de como lidar com a chamada força "g" durante acelerações, reduções de velocidade e manobras intensas que, sem os devidos treinamentos, provavelmente causariam sérios problemas de saúde.

O que é a força "g"?

O termo força g é usado para transmitir valores de força e aceleração da gravidade, atuando em um objeto ou indivíduo, conhecidos como:
  • Força: expressa como uma proporção da força gravitacional nominal experimentada, quando se está na superfície da Terra.
  • Aceleração: expressa como uma proporção da aceleração gravitacional nominal experimentada quando em queda livre logo acima da superfície da Terra.
Pode-se dizer, por exemplo, que pilotos de caça, astronautas e pilotos de corrida experimentam uma força ou aceleração de tantos "g" ao realizar uma manobra específica.
Infelizmente, o uso da letra "g" às vezes leva à crença de que a força envolvida é produzida gravitacionalmente, o que raramente é o caso. Por exemplo, quando, um piloto muda de velocidade e/ou direção, um astronauta altera a trajetória ou um piloto de corrida faz uma curva, é o jato, foguete ou motor de combustão interna que fornece a força necessária para acelerá-los, mas não a gravidade.
Nesses casos, a magnitude das forças envolvidas pode ser várias vezes maior que o valor da força gravitacional da Terra e, portanto, por exemplo, diz-se que elas experimentam 2 g, 3 g, 6 g etc. Forças menores, como a força 0 g é experimentada em atmosferas não gravitacionais; e 1 g é a força experimentada por qualquer objeto na Terra acima do nível do mar.
O efeito de altas taxas de aceleração em humanos, devido a discrepância da pressão sanguínea em diferentes partes do corpo, pode ser muito perceptível e a maioria dos humanos começa a perder a visão e, em seguida, a consciência, quando submetida a uma aceleração sustentada de alguns g. Mas é somente quando a aceleração é sustentada que tal efeito é significativo. No entanto, o gerenciamento das forças g faz parte da rotina de treinamento de um piloto, adquirindo habilidades para minimizar esses efeitos.

Diferença entre as grandezas "g" e "G"

Oficialmente, a grandeza g ou gn (letra minúscula e em itálico) é familiarmente conhecida como aceleração da gravidade e, para diferenciá-la, a constante de gravitação newtoniana é identificada frequentemente como G (letra maiúscula e em itálico). O valor de g muda com a altitude e depende da distância entre as massas, enquanto que o valor de G permanece constante e independe da distância entre as massas.
A aceleração de gravidade, de símbolo g ou gn, possui valor numérico exato ao nível do mar (sem incerteza) de 9,806 65 m s-2, ao passo que a constante de gravitação (símbolo G) é uma grandeza importante da lei universal da gravidade de Newton. O valor numérico conciso de G corresponde a 6,674 30(15) x 10-11 m3 kg-1 s-2 (nota: o número 15 entre parênteses é o valor da incerteza).
De modo geral, os valores das constantes físicas fundamentais são recomendados pelo Committee on Data for Science and Technology (CODATA) e são periodicamente revisados para uso internacional das comunidades científicas e tecnológicas.
fontes: NIST, NPL, tecnobreak
Top Gun: Maverick: Emoção de Voar em Caças de Verdade
Crédito: Paramount Pictures
Top Gun: Maverick: Emoção de Voar em Caças de Verdade
Os atores do filme Top Gun: Maverick, além de ter enfrentado o desafio da atuação em cenas aéreas, tiveram que lidar com os efeitos indesejados da força"g".




Nenhum comentário:

Postar um comentário