terça-feira, 31 de maio de 2022

Produtos Alimentícios: Você está Recebendo sob Medida o que Paga?

Os pesos de medidas antigos têm passado por transformações até os dias de hoje com o intuito de estabelecer padrões em todo o mundo, cada vez mais com maior precisão. Mas como essa questão afeta a nossa rotina?
No Brasil, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO, uma autarquia federal, objetiva viabilizar soluções de infraestrutura da qualidade que adicionem confiança, qualidade e competitividade aos produtos e serviços disponibilizados pelas organizações, em prol da prosperidade econômica e bem-estar da nossa sociedade.
Como parte dessa cadeia, produtos e serviços são realizados de acordo com as normas técnicas e legais, no que se referem sobretudo às unidades de medida uniformes e rastreáveis, visando a sua utilização e aceitação universal.
Se existem exemplos sob o crivo do poder da medição na vida contemporânea, podemos citar certas mercadorias embaladas vendidas em supermercados.
Muitas vezes, o custo elevado não se deve a ingredientes raros ou a um processo complexo, mas sim, por causa do rigor com que o conteúdo de cada frasco/embalagem foi analisado. Esses bens de consumo, durante a produção, podem passar por processos como de aquecimento, evaporação, congelamento, conservação, entre outros, tudo para que possa ser quantificados e medidos em várias grandezas. Para a garantia da qualidade e confiança das mercadorias embaladas ofertadas, os fabricantes, além de marcar a massa ou volume nas embalagens, costumam não apenas informar a proporção exata – ao nível de miligramas ou porcentagens - de componentes como carboidratos, proteínas, açucares, fibras, gorduras, etc, mas também da prevalência de outros diferentes elementos orgânicos e químicos, como cobre, magnésio, ácidos, sódio, etc.
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa, a nova norma sobre rotulagem nutricional contendo medidas de melhor clareza e legibilidade, entra em vigor em outubro de 2022.
Como parte da metrologia moderna, essas informações nutricionais testemunham a importância também das medidas "invisíveis" em nossas vidas. Assim, sempre que algo precisa ser verificado ou calibrado, quando devidamente certificados, os padrões podem ser rastreados e verificados. E, se os testes de comprovação da presença de certas moléculas e compostos correspondem aos regulamentos do INMETRO, você pode confiar nas medições fornecidas nas embalagens de mercadorias.
fonte: the guardian, inmetro, anvisa
Produtos Alimentícios: Tabela de Informação Nutricional
Tabela de Informação Nutricional
Um dos objetivos da tabela de informação nutricional é deixar o consumidor ciente do que compõe o produto e auxiliá-lo a realizar escolhas alimentares mais conscientes. A informação nutricional é obrigatória para a maior parte dos alimentos e das bebidas, segundo determinação da Anvisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário