quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Parker Solar Probe: Sonda começa a desvendar os mistérios da nossa estrela

O Sol é a principal fonte de energia e de vida na Terra e o centro de definição do nosso sistema solar. Apesar de décadas de observações científicas, o Sol ainda guarda firmemente os seus segredos.
Os principais objetivos científicos da Sonda "Parker Solar Probe", da NASA, são rastrear o fluxo de energia, entender o aquecimento da coroa solar e explorar o que acelera o vento solar. Nessa região, os valores numéricos impressionam pelas suas grandezas.
A superfície do Sol tem uma temperatura de 5.500 graus Celsius, é apenas uma pequena fração da coroa (parte mais externa da atmosfera solar) de mais de um milhão de graus Celsius. Essa diferença é um dos maiores e mais antigos mistérios que rodeiam, literalmente, nosso Sol: porque sua atmosfera externa é mais quente que sua superfície ardente?
Desde o seu lançamento em agosto de 2018, a sonda com um custo de 1,5 bilhão de dólares, dotada de instrumentos científicos de ponta para medir o ambiente em seu entorno, passou perto do Sol três vezes, atingindo a distância mais próxima já registrada por uma espaçonave. Nos próximos 6 anos, a espaçonave fará outras 21 viagens, aproximando ainda mais do Sol e registrando dados exclusivos do objeto mais quente do sistema solar.
Nos artigos publicados na revista Nature, em 04 de dezembro de 2019, os cientistas descreveram as primeiras das descobertas da missão a partir dos dados coletados pela sonda durante seus primeiros sobrevoos ao aproximar-se do Sol, com destaque ao local de nascimento das partículas energéticas que compõem o vento solar, que inunda o espaço interplanetário, e às ocorrências de mudanças drásticas nos campos magnéticos do Sol, que podem estar depositando energia no vento solar e acelerando-o.
A Parker Solar Probe tem muito mais sobrevoos solares pela frente, levando-a progressivamente para mais perto da estrela. A sonda ainda não cruzou uma fronteira há muito esperada na coroa solar ou na atmosfera exterior do Sol. Mas quando cruzar, espera-se que muitos dos enigmas que pairam sobre a nossa estrela sejam esclarecidos. Isto fará contribuições críticas para a nossa capacidade de entender e prever grandes eventos climáticos que impactam a vida na Terra e no espaço.
Fontes: NATURE, NASA
Parker Solar Probe
Ilustração: NASA
Parker Solar Probe
Os dados iniciais da Parker Solar Probe oferecem uma visão promissora de como a missão pode desvendar a coroa e o vento solar do Sol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário