sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Quão Grande ou Pequeno é a Terra

É difícil imaginar a escala completa do nosso mundo. Mas, na medida que o tempo avança e a tecnologia se desenvolve, a nossa ideia de grandeza sobre o mundo torna-se cada vez mais perceptível.
A Terra, o terceiro planeta mais próximo do Sol, é o quinto maior planeta do Sistema Solar; apenas os gigantes planetas gasosos Júpiter, Saturno, Urano e Netuno são maiores. A Terra é o maior dos planetas terrestres (rochosos) do Sistema Solar, maior que Mercúrio, Vênus e Marte.

Raio e circunferência 

O raio da Terra no equador é de 6.378 quilômetros, de acordo com o Goddard Space Flight Center da NASA. No entanto, a Terra não é exatamente uma esfera perfeita. A rotação do planeta faz com que a Terra fique ligeiramente achatada no equador. O raio polar da Terra é de 6.356 quilômetros - uma diferença de 22 km. 
Usando estas medidas, a circunferência equatorial da Terra é de aproximadamente 40.075 quilômetros. No entanto, a circunferência meridional da Terra é de 40.008 quilômetros. Esta forma, causada pelo achatamento nos polos, é chamada de esferoide oblato.

Densidade, massa, volume e área

A densidade média da Terra é de 5,514 gramas por centímetro cúbico, de acordo com a NASA. A Terra é o planeta mais denso do sistema solar por causa de seu núcleo metálico e manto rochoso. Júpiter, que é 318 mais massivo que a Terra, é menos denso porque é feito de gases, como o hidrogênio.
A massa da Terra é aproximadamente de 5,9723 x 1024 quilogramas. Seu volume é cerca de 1 trilhão de quilômetros cúbicos (1,083 21×1012 km3).
A área total da Terra é cerca de 510 milhões de quilômetros quadrados (mais precisamente igual a 510 064 472 km2). A Terra possui cerca de 71 % de sua superfície coberta por água e 29 % por terra.

Pontos mais altos e mais baixo 

O Monte Everest, parte da cadeia de montanhas do Himalaia, é o lugar mais alto da Terra, cujo pico fica a 8.848 metros acima do nível do mar, mas não é o ponto mais alto da Terra, ou seja, o lugar mais distante do centro da Terra. Essa distinção pertence ao Monte Chimborazo, na Cordilheira dos Andes no Equador, segundo a National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA). Embora Chimborazo seja cerca de 3.050 metros mais baixo (em relação ao nível do mar) do que o Everest, essa montanha está cerca de 2.073 metros de distância do centro do planeta, por causa do achatamento equatorial. 
O ponto mais baixo (profundo) da Terra é o Challenger Deep, na Fossa das Marianas, no oeste do Oceano Pacífico, de acordo com a NOAA. Atinge cerca de 11.034 metros abaixo do nível do mar.

Gravidade 

A gravidade não é idêntica em todos os pontos da Terra. A gravidade aumenta com a latitude porque a Terra não é redonda, mas ligeiramente achatada nos polos. A aceleração gravitacional nos polos é de 9,832 m/s2, no equador é 9,780 m/s2 e na superfície da terra é de 9,798 m/s2. A aceleração de gravidade padrão, conhecida como constante fundamental da física, é definida pela CODATA como um valor exato de 9,806 65 m s-2.
Fonte: Space e Nasa
Crédito: NASA
Planeta Azul

Planeta Terra visto a partir do espaço sideral.



Nenhum comentário:

Postar um comentário