sábado, 30 de novembro de 2019

Por que a Calibração de Instrumentos é Importante?

As medições estão presentes em quase tudo que nos rodeia, desde as atividades do nosso cotidiano ou trabalho até os sofisticados centros de previsão do tempo, e muito mais. Por isso, conviver com valores de grandezas verdadeiros torna-se fundamental no mundo moderno e globalizado.
A precisão dos instrumentos de medição tende a diminuir com o tempo de operação, o que requer cuidados específicos na sua utilização e/ou armazenamento. Fatores de influência como desgastes, choques mecânicos, sobrecargas, condições ambientais, etc. interferem no resultado de uma medição. Nesse contexto, os erros de medições estão presentes e necessitam ser minimizados e ajustados dentro dos parâmetros especificados no manual do fornecedor e consistentes com outras medições. Durante o processo de calibração, o valor de uma grandeza a ser medida pelo instrumento é comparado com o valor de mesma grandeza fornecida por um padrão de referência ou por um outro instrumento tomado como referência. O resultado de uma calibração (ou medição) inclui um cálculo de incerteza. Este é um dos principais requisitos para laboratórios profissionais de calibração.
A razão para a calibração periódica do instrumento de medição, rastreada por um laboratório credenciado, é a garantia da qualidade, confiabilidade e validade dos resultados da medição.
No Brasil, o órgão responsável por manter os padrões primários e dar a rastreabilidade as medições no país é o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - INMETRO. O INMETRO acredita laboratórios de calibração e ensaio públicos e privados, e tem sua competência, capacidade de medição e rastreabilidade comprovada segundo os requisitos da NBR ISO/IEC 17025, formando duas grandes redes de laboratórios em todo país: a Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaio – RBLE e a Rede Brasileira de Laboratórios de Calibração – RBC.
A norma ISO/IEC 17025 permite que os laboratórios demonstrem que operam com competência e geram resultados válidos, promovendo, assim, a confiança em seu trabalho no âmbito nacional e internacional.
Todos os procedimentos de calibração são executados em uma bancada de teste padronizada, com emissão dos respectivos relatórios ou certificados de calibração. Detalhes da calibração, como a descrição do método de calibração e/ou um esboço, o padrão usado, os resultados de medições obtidos, a data, e o nome do responsável e do laboratório, entre outros dados, são documentados.
Para cada certificado de calibração é emitido a correspondente etiqueta de calibração, do tipo adesiva, a ser fixada no instrumento em local de fácil visualização. As seguintes informações são mencionadas de forma indelével: símbolo de acreditação, marca ou nome do laboratório acreditado, número do certificado de calibração correspondente, data da calibração e número de identificação do instrumento ou padrão calibrado. Normalmente, não é mencionada a data da próxima recalibração, pois isso pode levar à suposição de que nenhuma calibração é necessária até essa data.
O cumprimento rigoroso do plano de calibração, baseado em métodos padrões, possibilita demonstrar a capacidade de fornecer resultado de medição confiável e rastreável a padrões convencionados, auxiliando a tomada de decisão em seus campos de atuações.
Fonte: teqegypt, INMETRO, ISO
Calibração de Instrumento de Medição
Calibração de Instrumento de Medição
O objetivo da calibração é minimizar qualquer incerteza de medição, garantindo a precisão do instrumento de teste. A calibração quantifica e controla erros ou incertezas nos processos de medição para um nível aceitável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário