quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Scanner 3D: Modelagem digital de objetos

O Scanner 3D permite capturar praticamente qualquer coisa física do mundo real e transformá-la em um modelo tridimensional digital. Devido à essa característica inovadora, os Scanners 3D têm ganhado popularidade no mercado digital.
Por trás desse espelho imaginário encontra-se uma tecnologia surpreendente que permite resolver problemas complexos de medições e tratamentos de dados, sem perder a simplicidade do uso.
Como recurso, os dados da digitalização tridimensional podem ser exportados em formatos compatíveis com uma variedade de programas, como o AutoCAD, permitindo aos usuários a edição do modelo digital de uma forma mais rápida, eficiente e precisa.  As possibilidades são incríveis nos campos de medição, projeto, fabricação, inspeção e montagem. 
Atualmente existem diferentes Scanners 3D para diferentes tipos de aplicações. Dependendo da categoria, algumas tecnologias são mais adequadas para certos tamanhos de objetos, podendo variar em alcance, precisão e velocidade. 

O que é Scanner 3D? 

O Scanner 3D é suportada por uma tecnologia revolucionária não destrutiva utilizada para capturar, sem contato, geometrias densas de objetos e, em tempo real, simular modelos tridimensionais de diferentes tamanhos, texturas e cores, por meio de um processo mais conhecido como varredura a laser, luz estruturada ou raio-x.

Como os Scanners 3D funcionam? 

Baseado em diferentes princípios de imagem, existem abordagens diferentes para a digitalização tridimensional. Algumas tecnologias são ideais para escaneamento de curto alcance, enquanto que outras são melhores para escaneamento de médio ou longo alcance.
Os Scanners 3D coletam grandes quantidades de dados tridimensionais a partir da superfície de um objeto, na forma de uma “nuven de pontos” ou malha poligonal. Como resultado, após o tratamento desses dados por um software é possível gerar em tempo real uma geometria 3D do objeto.
Periodicamente, mudanças são introduzidas nos scanners em busca de melhor desempenho, precisão e resolução.

Scanner 3D baseado em laser

Uma das formas mais conhecidas de digitalização inclui a tecnologia que usa laser para medir e capturar geometrias em 3D.
As fontes dos scanners projetam feixes de laser em uma superfície de objeto e, ao mesmo tempo, durante a varrição do objeto, câmeras de sensores capturam o retorno dos feixes de laser, registrando continuamente alterações de distância e a direção da linha de laser em três dimensões reais (coordenadas XYZ). Esses dados são registrados a uma velocidade de milhares e até milhões de pontos individuais por segundo e assim trazem detalhes da superfície, simplesmente impossível de se alcançar por qualquer método tradicional. Quando vistos coletivamente, esses milhões de pontos formam uma representação tridimensional direta do objeto digitalizado.

Aplicações do Scanner 3D

Os Scanners  3D são muito úteis em aplicações que exigem medições e visualizações em escala tridimensional de objetos estacionários. Esses dispositivos portáteis são amplamente utilizados em setores da indústria como automotiva, aeroespacial, de produtos de consumo, pesada, de saúde, de manufatura, petrolífera, de geração de energia, e também em pesquisa e educação.
Algumas das aplicações mais conhecidas do Scanner 3D:
ü   engenharia reversa (capturar objeto para estudar, aumentar, melhorar ou refazê-lo);
ü   controle de qualidade (inspeções, comparar peças fabricadas com projetos);
ü   área de saúde (moldes, próteses, posturas);
ü   desenvolvimento de produtos (ferramentas, protótipos, montagem virtual);
ü   preservação de arte, patrimônio e arquitetura (digitalizar objetos e edificações);
ü   área de metrologia (medições rastreáveis);
ü   entre outros usos.
fontes: creaform, engeneering
Resultados da varredura
crédito:creaform
Resultados da varredura
A figura à esquerda representa dados tridimensionais de uma superfície na forma de nuvens de pontos e à direta malha triangular ou poligonal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário