domingo, 30 de setembro de 2018

Entenda a diferença entre calor e temperatura

Muitas vezes, os termos calor e temperatura são utilizados em nosso cotidiano como se tivessem o mesmo significado. Ao contrário da crença popular, apesar da semelhança, essas duas grandezas possuem diferenças fundamentais sob o ponto de vista da Física.
As pessoas costumam consultar a previsão do tempo para planejar suas atividades para tomada de ações ao longo do dia. Para auxiliar nessa tarefa, os meios de comunicação são os principais interessados na disseminação de dados meteorológicos de qualidade.
Embora a expressão costumeira "faz muito calor" seja compreensível como sinônimo de "temperatura elevada", há, no entanto, muita confusão a respeito do uso desses termos. Por outro lado, os conceitos de calor e temperatura, apesar de diretamente relacionados, são estudados de modo preciso e distintamente pela ciência.
Por isso, entender a diferença entre calor e temperatura, de como eles estão associados, é o primeiro passo para conhecer melhor o mundo que nos cerca.

Calor

O calor é uma forma de energia térmica que é transmitida de um corpo para outro devido às diferenças de temperatura. Ele se move sempre de um objeto de maior temperatura para o de menor temperatura, até atingir o equilíbrio térmico. No estado de equilíbrio térmico não existe troca de calor.
A unidade de medida de energia no Sistema Internacional de Unidades (SI) é joule (J). Outra unidade usual é a caloria (cal).
A grandeza calor é expressa como Q.
A relação entre a caloria e o joule é definida como: 1 cal = 4,186 8 J.

Temperatura

Temperatura é uma grandeza física a qual designa a energia cinética (movimento ou agitação) das moléculas ou átomos de um corpo, indicando o estado quente ou frio.
Quanto maior a agitação térmica de suas moléculas ou átomos constituintes, maior será a temperatura do corpo.
A unidade de medida SI definida para temperatura termodinâmica é o kelvin (K).
A grandeza expressa para temperatura é T.
A temperatura é medida através do instrumento denominado termômetro.
Outra unidade usual aceita pelo SI é o graus Celsius (ºC).
A relação entre o kelvin e o graus Celsius é definida como: K = 273,15 + ºC.

Sonda Solar Parker
crédito: NASA
Sonda Solar Parker
A Sonda Solar Parker foi lançado rumo ao Sol em 12 de Agosto de 2018. O escudo térmico ajudará a protegê-la do ambiente inimaginavelmente quente do Sol. Uma das chaves para entender o que manterá a espaçonave e seus instrumentos seguros é entender a diferença entre calor e temperatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário