quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Hyperloop: uma conexão com o transporte futuro

A ideia de transformar a teoria de Hyperloop em um meio rápido de transporte terrestre está mais perto de se tornar realidade e o primeiro país a apostar nesse projeto ambicioso foi os Emirados Árabes Unidos.
Em 8 de novembro de 2016, autoridades de transportes de Dubai assinaram um acordo pioneiro com a empresa norte-americana Hyperloop One (do mesmo grupo que está por trás da SpaceX e Tesla) para a realização de um estudo de viabilidade com vista à construção potencial de uma linha de transporte sem precedentes.
Se concretizado os planos, este será o primeiro meio de transporte mundial a usar um veículo ou uma cápsula que levita e desliza em alta velocidade através de um tubo de baixa pressão atmosférica. Esse sistema também é conhecido como Hyperloop e existe uma expectativa de que os veículos autônomos possam atingir a incrível velocidade de 1200 km/h.
O futurista sistema de transporte, de velocidade maior que alguns aviões de longa distância, porém mais eficiente e barato, promete ligar inicialmente Dubai a Abu Dhabi, duas cidades distantes a mais de 150 quilômetros, em 12 minutos. Mais tarde, o plano prevê a expansão da linha interligando os Emirados Árabes Unidos com outros países vizinhos do Oriente Médio, de modo que uma viagem entre Dubai e Riyadh (capital da Arábia Saudita) poderá ser feita em menos de 50 minutos (a mesma viagem de avião leva hoje cerca de 2 horas), enquanto que o trajeto até Doha (Catar) poderá durar cerca de 23 minutos. No entanto, a tecnologia Hyperloop se encontra ainda em fase de testes, com alguns obstáculos a serem vencidos, de modo que os detalhes do negócio, como custos e cronogramas, não foram ainda definidos. O executivo-chefe Rob Lloyd, da Hyperloop One, disse que um sistema Hyperloop, do ponto de vista tecnológico, poderia ser construído nos Emirados Árabes Unidos em cinco anos.
No mês de maio deste ano, a Hyperloop One realizou um primeiro teste bem sucedido do protótipo no deserto de Las Vegas (Estados Unidos da América). O veículo utilizado no teste, acoplado a um propulsor elétrico, ao ar livre, acelerou durante 1,1 segundo, atingindo a velocidade de 187 quilômetros por hora.
Apesar dos desafios técnicos que os desenvolvedores da tecnologia ainda têm pela frente, eles ainda assim colocam o Hyperloop no caminho principal do transporte comercial futuro.
Fonte: hyperloop-one
Hyperloop: o futuro do transporte
Dubai está se preparando para receber um novo sistema de transporte capaz de transportar passageiros a velocidade nunca antes imaginado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário