segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Mecanismo de Anticítera: instrumento mais sofisticado conhecido do mundo antigo

No ano de 1901, mergulhadores descobriram no fundo do mar um antigo navio mercante perto da ilha de Antikythera (Grécia). Em meio a estátuas de cobre e de mármore, foi encontrado um objeto arqueológico tão sofisticado para a sua época e considerado surpreendente e intrigante ainda nos dias de hoje.
Trata-se de um dispositivo mecânico complexo, construído com engrenagens de bronze, datado de cerca de 150 aC a 100 aC, conhecido como Mecanismo de Anticítera.
Durante décadas, os cientistas pouco conseguiram desvendar sobre o real uso do mecanismo. No entanto, as pesquisas ao longo do último meio século, com ajuda de alta tecnologia de imagem digital (como o raio X trimensional), permitiram aos cientistas internacionais observar com maior clareza as partes funcionais e as inscrições contidas em cada peça do dispositivo.
A descoberta revelou que o mecanismo composto de 30 engrenagens foi originalmente alojado em um quadro de madeira retangular com duas portas, contendo instruções para seu uso.
O mecanismo possui 3 mostradores principais, um na parte da frente e dois na parte traseira. Na frente, o mostrador marca as divisões do calendário egípcio e signos do zodíaco gregoriano. Na parte de trás, os mostradores superior e inferior exibem informações sobre ciclos lunares e eclipses. O movimento giratório do mecanismo poderia ser feito por meio de manivela.
Com certo grau de certeza, o Mecanismo de Anticítera mostrou agora ser um instrumento dedicado a modelar os fenômenos astronômicos como os movimentos do Sol, da Lua e dos planetas.
Os 3 principais fragmentos de bronze do Mecanismo de Anticítera estão em exibição no Museu Arqueológico Nacional de Atenas (Grécia).
fonte: antikythera-mechanism
crédito: Museu Arqueológico Nacional de Atenas
Fragmento do Mecanismo Anticítera
O Museu Arqueológico Nacional de Atenas (Grécia) é o guardião do artefato principal do  Mecanismo de Anticítera.



Nenhum comentário:

Postar um comentário