terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Conversão de Unidades de Medida

Não muito raro, as pessoas costumam errar a conversão entre unidades usuais dos países de língua inglesa e o Sistema Internacional de Unidades (SI). Por isso, toda a atenção é pouca.
Costumeiramente, em algumas nações como nos Estados Unidos e na Grã Bretanha, devido aos interesses históricos, as publicações de documentos contendo unidades não convencionadas ainda são comuns e fazem com que aumentem significativamente as quantidades de unidades diferentes e, com isso, a necessidade de conversão de unidades para fins de comparação torna-se indispensável.
De acordo com as regras e os estilos de convenções definidos pelo SI, essas unidades não são consistentes com a boa prática técnica e científica. No entanto, algumas unidades fora do sistema, são suscetíveis ao emprego abusivo com o SI ainda por muitos anos.
Por outro lado, o sistema oficial de unidades SI, de concepção mais simples e clara, estabelece um sistema coerente de unidades de medida moderno para uso internacional, e menos suscetível a confusões.
Na melhor das hipóteses, erros de cálculo de conversão podem causar prejuízos graves. Na pior das hipóteses, como consequência, podem levar a situações de perigo à vida humana. Assim, o melhor é evitar conversões e pensar sempre em unidades SI.

Fatores de Conversão de Unidades

Para fins de consulta, acerca de determinados valores de interesses dos usuários, no site do National Institute of Standards and Technology (NIST) encontra-se uma variedade de unidades de medida, organizada em forma de tabela. A referida tabela - contendo fatores de conversão de unidades - obedece a um critério de ordenação para facilitar a pesquisa e assim possibilitar a obtenção confiável da unidade desejada.
O documento NIST SP 1038 – 2006 contém orientações práticas para aplicação de fatores de conversão de unidades.
No guia do NIST para o SI, as secções B.8 e B.9 fornecem fatores para converter valores numéricos expressos em várias unidades. De modo abrangente, os apêndices incluem as unidades do Sistema Internacional de Unidades, unidades fora do SI e inaceitáveis para uso com este, unidades aceitas para uso com o SI, e múltiplos decimais ou submúltiplos das unidades que produzem valores numéricos de magnitudes convenientes.

Software de conversão de unidades

Nas páginas da internet que tratam sobre o assunto, de modo prático e simples, diversas ferramentas se encontram disponíveis para ajuda na tarefa de conversão rápida e automática entre unidades. 
Em contrapartida, na ciência e tecnologia, entre outros ramos críticos como de comércio e negócio, o uso de softwares ou até de calculadoras técnicas requer certa precaução. Os cálculos de conversão exigem preliminarmente a validação rigorosa do software, pois envolvem questões como de arredondamento de números, uso apropriado de dígitos significativos e escolha de fatores de conversão e suas fontes.
A observação desses cuidados ajudarão a verificar a precisão da conversão dos valores.
Fontes:  NIST e Quality Progress
Processo de conversão de unidades
Conversão de unidade é um processo de vários passos que envolvem a multiplicação ou divisão por um fator numérico, seleção do número correto de dígitos significativos e arredondamento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário