sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Brochura SI: Sistema Internacional de Unidades

O sistema prático de unidades de medida, presente na maioria das nações do mundo moderno, é o Sistema Internacional de Unidades (SI). Em francês, o termo é conhecido como Système International d'Unités e em inglês como International System of Units.
O sistema SI, cujo nome foi recebido em 1960, consiste em um conjunto de unidades de base, prefixos e unidades derivadas, utilizando-se de nomes e símbolos especiais. A fim de ordenar e uniformizar o entendimento em todos os campos da ciência e tecnologia, entre outras áreas como da engenharia, da indústria, da medicina e do comércio, as regras e terminologias das quais derivam todas as unidades de medida são definidas de modo claro e coerente.
Polêmicas à parte, confusões - por sinal muito comuns na prática - são verificadas e, dessa maneira, cuidados devem ser tomados ao utilizarem as unidades convencionadas.
Nesse sentido, o documento denominado “Sistema Internacional de Unidades (SI)” ou apenas brochura SI vem ao encontro da necessidade de promover as principais normas e convenções aplicadas para unidades de medida em escala mundial.
A brochura SI reúne textos publicados a partir de 1970, e periodicamente são revisados de acordo com as melhores práticas de medição metrológica. A brochura SI, atualmente na 8ª edição (2006), atualizada em 2014, publicada pelo Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM), se encontra disponível ao público para consulta no site da BIPM. A 1ª Edição Brasileira (2012) publicada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) é a versão traduzida da 8ª edição elaborada pelo BIPM. Observa-se que o documento oficial é aquele onde o texto aparece em francês.
Aos usuários que buscam o entendimento e a boa expressão das unidades de medida em conformidade com as convenções internacionais, em qualquer campo de atuação, torna-se importante a leitura dos fundamentos e estilos contidos na brochura SI.
Fonte: BIPM; INMETRO
crédito: BIPM
BROCHURA SI
Sistema Internacional de Unidades (SI) atualizado ao longo dos anos de existência e resumido em forma de brochura, resultado de cuidadoso trabalho de colaboradores e especialistas de todo o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário