segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Ivanpah: projeto ambicioso de energia solar

A energia solar é uma das formas mais limpas e sustentáveis para converter a luz do Sol em energia elétrica, uma vez que no seu processo de obtenção não emite poluentes na atmosfera - principalmente o gás carbônico.
Por ser acessível, abundante e inesgotável, ao contrário de outras fontes que utiliza combustíveis fósseis, cada vez mais essa alternativa está se tornando uma forma significativa de produção de energia elétrica no mundo. Fatores como o aumento da eficiência, a diminuição do preço e a confiança como fonte de energia renovável, têm impulsionado o crescimento sem precedentes da indústria solar nos últimos anos, sobretudo em alguns países da Europa, Ásia e América do Norte.

Energia Solar em larga escala

No deserto de Mojave (Califórnia, USA), o Ivanpah Solar Electric Generating System, de propriedade conjunta da Bright Source Energy, NRG Energy e Google, está utilizando a luz do sol como meio de geração maciça de energia elétrica.
O empreendimento, composto por três plantas espalhadas em área de aproximadamente 14,164 quilômetros quadrados (3500 acres), construído em terras públicas geridas pelo Bureau of Land Management, responde por cerca de 30 % de toda a energia solar térmica produzida nos Estados Unidos. O projeto recebeu, como garantia, um empréstimo de US$ 1,6 bilhão do Departamento de Energia dos EUA.
Essa planta ambiciosa e inovadora, considerada a maior usina solar do mundo, utiliza a tecnologia de energia solar concentrada, contando com um total de 3 torres solares (altura de 139,9032 metros) que concentra em seu topo a luz refletida por uma enorme variedade de espelhos - mais de 173 500 espelhos que seguem a trajetória do Sol - solares chamados de heliostats.
O vapor de alta temperatura (até 550 ºC) gerado nas caldeiras é aproveitado para acionar uma turbina convencional e gerar eletricidade.
O complexo possui potência total de 392 megawatts (composto por três unidades solares separadas, uma de 126 MW e duas unidades de 133 MW, energia suficiente para alimentar mais de 140 000 casas na Califórnia durante os horários de pico do dia e evitar a emissão de mais de 450 000 toneladas de dióxido de carbono por ano na atmosfera.
De acordo com The Wall Street Journal (12 de Junho de 2015), o Ivanpah Solar Electric Generating System, que começou a operar no início de 2014, tem passado por dificuldades técnicas como o baixo rendimento (está produzindo 40 % de energia daquilo que se esperava inicialmente - dados da U. S. Energy Department) e tem enfrentado críticas de grupos ambientalistas pelos danos causados à população local de aves e tartarugas.
fontes: nrg, nrel e bechtel
Crédito: U. S. Energy Department
Maior complexo solar do mundo
Vista das 3 torres do sistema solar Ivanpah de geração de energia elétrica, no deserto de Mojave, na Califórnia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário