quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Navio Vasa: primeira e última viagem

O naufrágio do navio de guerra Vasa, logo na sua viagem inaugural, está prestes a completar 400 anos. Recuperado do fundo do mar, hoje o Vasa é o um dos mais bem preservados do gênero.
Orgulho da Marinha sueca, o Vasa era considerado o navio mais moderno e poderoso do mundo. Uma verdadeira máquina de guerra.
Media de comprimento em torno de 69 metros da proa à popa e possuía massa de 1210 toneladas. Levava consigo 68 canhões de bronze.
Em 10 de Agosto de 1628, o imponente navio partiu do porto de Estocolmo e começou lentamente a sua viagem inaugural em direção ao mar. Rajadas de vento levaram o navio a se inclinar de um lado para outro. Após uma travessia de quase 1300 metros, a água se infiltrou por entre as portinholas abertas dos canhões inferiores e o destino do navio foi selado. O navio naufragou e permaneceu por séculos a uma profundidade de 32 metros.
Um pouco mais de 150 pessoas estavam a bordo quando o navio afundou, resultando na morte de cerca de 30 pessoas.
O motivo pelo qual levou à perda da embarcação não foi possível determinar com certeza nesse período, mas a falta evidente de estabilidade era um fato. Apesar da boa aparência, o navio fora construído de forma desproporcional, talvez devido ao uso inadequado de sistemas diferentes de unidades de medidas. Isso pode ter sido um dos fatores que contribuíram para a perda do Vasa.
Em 24 de Abril de 1961, os destroços do Vasa foram resgatados e retornou a Estocolmo, mas desta vez como objeto de atração turística. Curiosamente, o antigo navio foi recapturado em bom estado de conservação, juntamente com centenas de esculturas, símbolo de orgulho da realeza sueca da época.
O navio encontra-se em exposição num museu especialmente construído em Estocolmo. O atual Museu Vasa foi inaugurado em 1990, sendo um dos mais visitados da Escandinávia, com mais de 20 milhões de pessoas.
fonte: vasamuseet
crédito: vasamuseet
Museu Vasa
O Museu Vasa está situado na ilha de Djurgården em Estocolmo, Suécia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário