sábado, 11 de julho de 2015

Metrologia Legal: proteção ao consumidor

Na área da Metrologia Legal, as medições oficiais e coerentes são preocupações constantes dos estados e das organizações competentes. Tais cuidados constituem, fundamentalmente, formas para assegurar a precisão das medições, por um lado, por meio de operações, métodos, procedimentos e processos adequados e uniformes, e de outro, com utilização de unidades de medida harmonizadas, de entendimento e aceitação nacional e internacional.
Dentro desse contexto, as medições corretas desempenham papel importante na nossa vida cotidiana. Como resposta, temos produtos e serviços de maior qualidade, e meios de relacionamentos mais atuantes e transparentes. Como parte desse processo, os valores de grandezas estão sendo monitorados e empregados de diferentes formas, muitos desses - possivelmente - sem se fazerem notar, como por exemplo:
  • na prestação de serviços essenciais de energia elétrica, água, gás e telefone;
  • no monitoramento das condições do tempo e clima;
  • na geração, conservação e disseminação da hora certa oficial;
  • na avaliação da poluição do ar decorrente das condições atmosféricas;
  • na fiscalização da velocidade máxima autorizada nas ruas e estradas;
  • na realização de exames e controles médicos (medição da temperatura do corpo, da pressão arterial...);
  • na localização exata de veículos e pessoas por satélites;
  • no abastecimento de combustíveis em nossos carros;
  • na compra de alimentos e objetos pessoais;
  • e assim por diante.
Assim, para que produtos, equipamentos e serviços estejam em conformidade, os mesmos costumam passar por avaliações de entidades competentes e reconhecidas, denominadas laboratórios, organismos de certificação ou de inspeção. No Brasil, em cooperação com a Organização Internacional de Metrologia Legal (OIML)essas entidades controladoras se encontram sob a coordenação geral do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).
As aplicações de leis e regulamentos asseguram equidade na esfera comercial, industrial, saúde, meio ambiente e segurança pública, entre outras áreas onde a Metrologia está presente. Essas medidas permitem conferir credibilidade nas medições em um mercado global cada vez mais exigente e amparar com meios adequados os cidadãos, como nas relações justas de consumo e na qualidade de vida.
fontes: INMETRO, OIML
Marca de confiança
A indicação quantitativa na embalagem de um produto pré-medido segue uma determinada regra para sua correta indicação e posição. Complementarmente, a letra minúscula "e" informa que a massa do referido produto está dentro da tolerância admissível, em conformidade com as exigências da European Economic Community. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário