sábado, 21 de junho de 2014

Unidades SI: Os desafios da convergência no comércio exterior

As exportações e importações de produtos e serviços constituem a base do comércio internacional da maioria dos países. O Sistema de Unidades SI é a linguagem universal que rege as negociações mundiais, via de regra, de entendimento mais homogêneo e coerente. Mas, por vezes, devido à prática costumeira e habitual em alguns países, somos confrontados com problemas envolvendo medição.
A matéria publicada no jornal San Francisco Business Times, em 08 de julho de 2001, sob o título "Manufacturers, exporters think metric", ajuda a entender melhor essa questão. Veja abaixo o resumo traduzido desse artigo:
Quando o empresário Carlos Zambello - Woodland (EUA) - recentemente vendeu uma carga de arroz selvagem a um cliente japonês, a operação causou confusão e embaraço, para não mencionar as perdas de lucros.
O produto foi cotado a 39 cents por libra, mas o comprador entendeu que a cotação tinha sido feita a 39 cents por quilograma. Uma vez que um quilograma equivale a 2,2 libras, o custo real chegou a 86 cents por quilograma, muito acima do que ele estava esperando.
"O cliente, obviamente, aceitou a negociação a menos que houvesse um acordo”, disse Zambello, gerente geral da Bolsa de Arroz Selvagem. Para cultivar um relacionamento comercial de muitos anos, Zambello descontou as suas despesas, e o comerciante acabou vendendo o arroz sem lucro. "O cliente teve que explicar o mal-entendido para seu chefe. Todo mundo se sentiu desconfortável com a situação. Ambos acabaram perdendo dinheiro com o negócio”. O fiasco do arroz selvagem aponta para a situação incômoda em que se encontram as empresas dos EUA, incluindo os fabricantes, quando tentam negociar os seus produtos em um mundo métrico. Quanto mais o mercado se globaliza, a maioria das empresas chegou à conclusão que está cada vez mais difícil de competir externamente. Depois de anos de tentativas infrutíferas para converter os Estados Unidos para o Sistema de Unidades SI, pode ser que o comércio global finalmente obrigue o país a substituir as adoradas polegadas e libras por centímetros e quilogramas.
Eric Ryan, presidente da "E.C. Ryan International Inc.", disse que as diferenças nos sistemas de medição são um grande obstáculo de venda para as empresas americanas. Por conveniência, ele vê os Estados Unidos a caminho da metrificação dentro de uma geração. "Para que possamos competir no mercado mundial, temos que nos converter", disse Ryan. "Não há absolutamente nenhuma vantagem para manter o nosso sistema de medida".
Ryan está tentando convencer os fabricantes norte-americanos para reequipar suas máquinas para medidas métricas. "Nós estamos tentando explicar-lhes que há um mercado na China, exigindo a produção de equipamentos métricos", disse ele. "Mas isso envolve reengenharia total".
A empresa de Ryan abastece fabricantes chineses com equipamentos pesados para fazer peças de automóveis para uma fábrica da General Motors Corporation, em Xangai. Mas a China não faz materiais não métricos, portanto, qualquer tubulação, mangueira, fixadores, mesmo parafusos necessários para reparar ou substituir partes dessas máquinas, essas peças devem vir dos Estados Unidos.
William Brenner, vice-presidente do "National Institute of Building Sciences", acredita que para as empresas norte-americanas comprar e vender mais produtos estrangeiros, o país irá, inevitavelmente, se mover em direção às unidades métricas.
James McCracken, coordenador de extensão métrica para o "National Institute of Standards and Technology", disse que as empresas norte-americanas estão se movendo em direção à adoção de tamanhos racionais, ou pacotes com indicações de valores métricos redondos, como 250 mililitros ou 500 mililitros.
Mistura de sistemas diferentes de unidades
Na figura, o pacote contendo arroz selvagem possui 3 indicações diferentes de unidades para peso líquido.
O arroz selvagem, um tipo diferente de gramínea silvestre, tradicionalmente é consumido pelos povos orientais e tribos nativos da América do Norte. Trata-se de um grão preto, longo e fino, com sabor marcante, adocicado e de textura peculiar.


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