terça-feira, 1 de julho de 2014

Sistema SI: Uma estratégia para se comunicar bem

Diante das últimas postagens publicadas neste Blog focadas na Metrologia, uma despertou mais interesse dos usuários sugerindo dispor de uma complementação teórica que norteie a compreensão dos fundamentos aplicados às unidades de medida praticadas no Brasil.
Nas tarefas diárias, quer na vida pessoal ou, fundamentalmente, no exercício da profissão, todos nós estamos acostumados a lidar com questões envolvendo unidades de medida, de acordo com o Sistema Internacional de Unidades (SI). A competência e a habilidade no trato dessas informações nos tornam mais eficazes e ágeis para os desafios do mundo moderno, cada vez mais exigente e competitivo.
No entanto, para assegurar a comunicação de forma clara, uniforme e coerente, há de se observar com mais atenção certas regras e estilos de convenções para escrita de nomes e, sobretudo, símbolos de unidades de medida.
O resumo que segue inclui algumas orientações básicas, recomendadas pela Agência Internacional de Pesos e Medidas (BIPM), para ajudar você a fazer uso dos principais termos técnicos convencionados, a fim de torná-lo proficiente na prática da medição no âmbito mundial.

Estilos para grandezas, valores numéricos e unidades de medida

Unidades de medida SI

  • Os nomes de unidades são sempre escritos em caracteres romanos (formato normal), em letras minúsculas, mesmo em casos de nomes próprios, exceto para o nome grau Celsius. Exemplos: quilômetro; metro por segundo quadrado; newton; etc.
  • Os símbolos (não abreviaturas) das unidades são escritos, na grande maioria, em caracteres romanos (formato normal) e, em geral, em letras minúsculas (exemplos: km; ºC; m/s2; etc.). Entretanto, se o símbolo da unidade deriva de um nome próprio, a primeira letra do símbolo é maiúscula, enquanto que as demais letras devem ser grafadas em minúsculas. A multiplicação deve ser indicada por um espaço ou um ponto centrado à meia altura. Exemplos: W; Pa; kW h; N m ou N · m; etc.).
  • Nota: Para promover a compreensão da informação quantitativa em geral, independente da linguagem, os valores de grandezas devem ser expressas em unidades aceitáveis utilizando os símbolos para valores numéricos e unidades de medida.

Prefixos SI

  • Quando nomes de prefixos são ligados sem espaços aos nomes de unidades formam-se um único nome (exemplos: decanewton; gigahertz; etc.) ou quando símbolos de prefixos são combinados sem espaços com símbolos de unidades, do mesmo modo, formam-se um símbolo único (exemplos: daN; MPa; etc.).

Valor de uma grandeza


  • O valor de uma grandeza é escrito como o produto de um número e uma unidade, e sempre com um espaço entre o número e a unidade. Exemplos: 10 cm; 1,23 metro; 25 °C; etc.

Valores numéricos

  • Para escrita de números, a escolha do separador da parte inteira da parte decimal deve ser feita de acordo com o uso corrente de cada país. O símbolo utilizado no Brasil é a vírgula e o ponto é mais empregado nos países de língua inglesa.
  • Os números com uma grande quantidade de algarismos podem ser apresentados em classes (ou grupos) de três algarismos, separados sempre por um espaço. Exemplos: 0,123 456 789; 1 000 000; etc.

Grandezas

  • Os símbolos das grandezas são sempre escritos em formato itálico. Exemplos: l; x; r (comprimento); Iv (intensidade luminosa); etc.

Legislação sobre as unidades de medida

Cada país, através da Constituição Federal, estabelece regras e princípios voltados para a gestão e fiscalização das atividades de Metrologia, a fim de assegurar os direitos ou interesses legais dos cidadãos ou das organizações no campo da medição, como nos setores do comércio, da saúde, do meio ambiente, da educação, da indústria e, notavelmente, da ciência e tecnologia.
A utilização de unidades baseadas no Sistema Internacional de Unidades (SI) é unânime em quase todo o mundo. O Brasil adotou o Sistema Internacional de Unidades (SI) em 1962, anos mais tarde foi ratificado pela Resolução N° 12, de 12 de outubro de 1988, do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (CONMETRO), tornando o seu uso exclusivo e obrigatório em todo o território nacional.
Expressão do valor de uma grandeza
Na figura acima, para a expressão da aceleração da gravidade, observe algumas particularidades convencionadas como: a grandeza g em itálico, a vírgula como separador decimal, um espaço para separar grupos de três algarismos, um espaço entre o número e a unidade e os símbolos de unidades em letras minúsculas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário