segunda-feira, 17 de março de 2014

Meteorologia: condições do tempo e do clima

De alguma maneira, o tempo e o clima sempre exerceram forte influência sobre a vida humana.
Se no passado o clima na terra sofreu alterações lentas devidas a diferentes forças naturais, o mesmo não acontece com as ondas de calor que agora são muito mais frequentes e agressivas que se podem imaginar.
A mudança climática e o aquecimento global, observados e monitorados em diversas partes do planeta, segundo algumas organizações científicas, têm como origem a destruição sem precedentes da natureza, à poluição e a má conservação do meio ambiente, causadas por fatores, provavelmente, induzidos pelo homem. Esta situação tem se mostrado preocupante e imprevisível, uma vez que as variações ambientais afetam diretamente toda a sociedade e a economia, a curto e a longo prazo. 
Diante desse quadro desfavorável, mais do que nunca, a boa qualidade da previsão meteorológica se apresenta fundamental ao planejamento e ao bom desempenho das inúmeras áreas da sociedade. Ademais, o controle de queimadas e a previsão de secas, inundações, maremotos, furacões, etc. de forma mais precisa, como estratégia, favorecem às tomadas de decisões nas áreas de defesa civil, geração de energia elétrica, gerenciamento de recursos hídricos, além de contribuir nos campos de transporte, petróleo, abastecimento, alimentos, turismo, lazer, plantação, produção industrial, e até no nosso dia a dia. Esses cuidados tornam-se imprescindíveis em todo o mundo e em particular num país como o Brasil, de enorme extensão territorial e grande diversidade climática.
Nesse contexto, o Centro de Previsão deTempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional dePesquisas Espaciais (INPE), que integra a estrutura do Ministério da Ciência eTecnologia (MCT), encontra-se atualmente no seleto grupo dos melhores Centros de Meteorologias do mundo e em primeiro na América Latina. Tem por finalidade, assim, promover e executar estudos, pesquisas científicas e desenvolvimentos tecnológicos sobre fenômenos atmosféricos no país. Como principais produtos, hoje é um dos grandes fornecedores de bases para previsão de tempo a curto e médio prazo e climática de alta precisão (temperaturas, climas, modelagem numérica, satélites, queimadas, qualidade do ar, energia, ondas, entre outros).
O órgão responsável pela emissão de informações (laudos, relatórios e boletins) meteorológicas confiáveis à sociedade brasileira é o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Aparelhado com supercomputadores e softwares avançados, o CPTEC/INPE tem a capacidade de utilizar modelos numéricos complexos para a simulação de tempo e clima, integrando variáveis ou informações atmosféricas e oceânicas. Esse sistema de projeção, de alta capacidade de processamento de dados, garante maior precisão de acerto e agilidade nas previsões de tempo e clima para meses e até anos, considerando diferentes situações climáticas no Brasil.
O sistema de computação do CPTEC/INPE é alimentado com informações derivadas de satélites de vários centros nacionais e até de entidades internacionais.
Como resultado dessa sofisticação tecnológica, as previsões ambientais e de qualidade do ar são geradas com dias de antecedência e maior confiabilidade (para até 6 dias, com resolução espacial para 15 quilômetros), e também de melhor grau de detalhamento para microrregiões.
Devido à complexidade dos modelos matemáticos e ao volume significativo de dados meteorológicos envolvidos, cada vez mais o CPTEC/INPE tem se expandido, em busca de maior confiabilidade, de melhor qualidade e de períodos mais longos de previsão.
Nesse sentido, para acompanhar a constante atualização científica e tecnológica e realizar seus projetos de tendências climáticas com alcance em âmbito mundial, periodicamente o CPTEC/INPE tem adquirido novas soluções computacionais, expandindo cada vez mais sua capacidade de processamento de dados ao nível dos supercomputadores. O último supercomputador adquirido pelo CPTEC/INPE possui velocidade (processamento) de pico próximo de 260 teraflop/s (como curiosidade, no site organizado pelo TOP500, pode-se consultar a classificação ocupada pelo sistema computacional do CPTEC/INPE, numa lista de supercomputadores mais poderosos do mundo).
Como resultado dessa estrutura, o CPTEC/INPE fornece, para todo o país, previsões de tempo e clima de alta qualidade e cada vez mais apuradas.
Crédito: CPTEC/INPE

Tempo
No passado, o tempo era marcado pela adivinhação.
Atualmente, a previsão do tempo é muito mais rápida e precisa. As pessoas em suas atividades necessitam saber as condições do tempo de hoje e nos próximos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário