domingo, 31 de outubro de 2021

Telescópio Espacial James Webb: Contagem Regressiva para o Lançamento

O poderoso Telescópio Espacial James Webb (JWST, sigla em inglês), sucessor do Telescópio Espacial Hubble, está programado para ser lançado em 18 de dezembro de 2021, a bordo do foguete Ariane 5, na base localizada em Guiana Francesa.
Fruto da colaboração internacional entre a Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço (NASA), a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Agência Espacial Canadense (CSA), o JWST é o telescópio mais ambicioso e complexo já construído até hoje. Ao custo de US$ 10 bilhões, o lançamento é cercado de preocupação para que tudo funcione perfeitamente como projetado e planejado. Ao contrário do Hubble, a enorme distância entre o JWST e a Terra impossibilitará missões tripuladas para manutenções.
No entanto, para mitigar riscos, a NASA afirma que a sua capacidade de treinamento, teste minucioso, verificação cruzada e gerenciamento de projetos ajudarão a garantir o sucesso das operações.
Após o lançamento do telescópio com duração de 26 minutos a bordo do veículo Ariane 5, levará cerca de 30 dias de viagem espacial até o seu destino permanente, desdobrando-se lentamente à medida que avança. O JWST ficará estacionado a uma distância de 1,5 milhão de quilômetros longe da Terra, muito além da órbita da lua. Ele residirá em um local denominado segundo ponto de Lagrange (L2) do sistema Terra-Sol, um ponto gravitacionalmente estável no espaço. Sua localização distante dará ao JWST a capacidade de ver com mais precisão muito mais longe no Universo.
Uma vez que o observatório tenha esfriado e estabilizado em sua fria temperatura de operação (-223 °C), vários meses de alinhamentos de sua óptica e calibrações de seus instrumentos científicos ocorrerão. As operações científicas deverão começar após um período aproximado de seis meses repleto de ação.
O JWST será o principal observatório da próxima década, servindo a milhares de astrônomos em todo o mundo. O JWST, de sensibilidade bastante aprimorada, foi projetado para olhar comprimentos de ondas mais longos, no infravermelho próximo a médio, que não são visíveis ao olho humano. Ele irá investigar partes do nosso Universo que estiveram escondidas até agora, olhará para mundos distantes ao redor de outras estrelas e galáxias, e resolverá mistérios do nosso sistema solar.

Outros Fatos Importantes do JWST

  • Como característica principal, o telescópio tem um gigantesco espelho primário de captação de imagens muito preciso com diâmetro aproximado de 6,5 metros, consistindo de 18 segmentos hexagonais feitos de berílio revestido de ouro e quando aberto possui uma área de coleta de 25 metros quadrados.
  • Sua potência de observação corresponde a 100 vezes maior do que o Hubble. Essa característica dará ao telescópio a capacidade de detectar objetos tênues, como as primeiras estrelas e galáxias que se formaram no início do Universo. Para auxiliar nessa tarefa, terá quatro instrumentos científicos para capturar imagens e espectros de objetos astronômicos.
  • O telescópio possui massa útil de aproximadamente 6.500 quilogramas. A distância focal é de 131,4 metros. A maior estrutura do Webb será o seu guarda-sol, que deve ser capaz de blindar o espelho primário e a torre que abriga o espelho secundário. O guarda-sol tem aproximadamente o tamanho de uma quadra de tênis.
  • O telescópio enviará dados científicos e de engenharia para a Terra usando um transmissor de rádio de alta frequência, missão esta com duração prevista de 5 anos a 10 anos.
  • A ótica do telescópio possui uma resolução angular de 0,1 segundo de arco, o que permitiria por analogia ver detalhes do tamanho de uma moeda a uma distância de cerca de 40 quilômetros, ou uma bola oficial de futebol a uma distância de 550 quilômetros.
    fonte: NASA
    Telescópio Espacial James Webb: Contagem Regressiva para o Lançamento
    crédito: NASA
    Concepção Artística do Telescópio Espacial James Webb
    Telescópios no infravermelho, como JWST, são ideais para observar objetos muito mais distantes e olhar mais para trás no tempo, como é o caso as primeiras galáxias formadas no Universo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário