quinta-feira, 30 de setembro de 2021

Casa de Banquete, Palácio de Whitehall: uma Mistura de Medidas

No passado, as medidas para o comprimento eram inspiradas no corpo humano. Essas medidas arbitrárias não possuíam entendimento uniforme, sobretudo nas transações comerciais externas.
A coexistência de sistemas de medidas diferentes entre a Bélgica e Inglaterra causou confusão, dessa vez entre as unidades de medida adotadas na execução de uma obra de arte. Esse acontecimento controverso consta relatado no site da Historic Royal Palaces.
A enorme e espetacular pintura no teto da Casa de Banquete (Banqueting House, em inglês), único edifício sobrevivente do antigo Palácio de Whitehall, antiga residência da realeza britânica, foi encomendada por Charles I para homenagear o seu pai, Jaime I, e testemunhar a glória divina dos reis.
Antecipando às pinturas encomendadas, o arquiteto Inigo Jones projetou especialmente um grande teto para a Casa de Banquete com vigas formando quadrados, retângulos e ovais, para receber as enormes telas decoradas.
As espetaculares telas, no total de 9, atribuídas ao renomado artista Peter Paul Rubens, foram concluídas em 1634 e finalmente instaladas no salão em 1636. As três telas principais retratam A União das Coroas, A Apoteose de Jaime I e O Reinado Pacífico de Jaime I.
Pela escala de grandeza das telas, totalizando uma área total de 225 metros quadrados, Rubens optou pelo trabalho de execução das pinturas em Antuérpia, cidade da Bélgica.
Após a conclusão, quando as telas chegaram à Inglaterra e foram desenroladas pela primeira vez no piso, os responsáveis pela instalação perceberam horrorizados que os tamanhos das telas não eram condizentes para caber nos espaços do teto.
Embora a Bélgica e a Inglaterra medissem em pés e polegadas, na época, a análise da causa do erro mostrou que o padrão de medida de comprimento era diferente em cada país. Depois de trabalhos de moderações nos locais, as pinturas foram finalmente instaladas no teto.
Atualmente, os países europeus costumam expressar as unidades de medida legais respeitando as regras do Sistema Internacional de Unidades (SI), com o objetivo de garantir de forma transparente a precisão das medições e as grandezas especificadas em bens e serviços.
Fonte: Historic Royal Palaces
Pintura Perfeita para um Grande Teto
crédito: HRP
Pintura Perfeita para um Grande Teto
As magníficas pinturas a óleo de Peter Paul Rubens continuam a ser a maior obra sobrevivente do artista flamengo, ainda em sua localização original na Europa, visto que a maioria das pinturas de Rubens encontram-se em galerias de arte ao redor do mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário