segunda-feira, 29 de março de 2021

Rastreabilidade Metrológica dos Resultados de Medição para o SI

O comércio global requer um sistema de medição coerente dentro dos padrões no qual a consistência das medições seja facilmente mantida e demonstrada.
Classicamente, a rastreabilidade fornece uma maneira de relacionar o resultado de uma medição ou valor de um padrão a padrões de nível superior. Esses padrões são geralmente padrões nacionais ou internacionais, e as comparações usadas para fornecer a rastreabilidade devem ter incertezas bem compreendidas, declaradas e sob controle. Há um interesse crescente no uso prático da rastreabilidade para demonstrar a confiança e a integridade das comparações e, nesse caso, para definir exatamente o que está sendo comparado, não importa onde seja. Se incertezas em resultados de medição não podem ser rastreadas de volta à sua origem, as documentações resultantes perdem credibilidade e não são úteis para a comunidade global.
A definição de rastreabilidade mais amplamente usada e aceita está contida no Vocabulário Internacional de Metrologia (VIM) - Conceitos Fundamentais e Gerais e Termos Associados, publicado pela ISO, como: propriedade de um resultado de medição pela qual tal resultado pode ser relacionado a uma referência através de uma cadeia ininterrupta e documentada de calibrações, cada uma contribuindo para a incerteza da medição. É importante observar que a rastreabilidade é a propriedade do resultado de uma medição, não de um instrumento ou relatório de calibração ou laboratório.
Isso não é alcançado seguindo qualquer procedimento específico ou usando equipamento especial. Apenas ter um instrumento extremamente calibrado, não garante que a incerteza de medição seja pequena o suficiente e não é suficiente para tornar o resultado de medição, obtido desse instrumento, rastreável às realizações da unidade SI apropriada ou outras referências especificadas.
Normalmente, é responsabilidade de um Instituto Nacional de Metrologia (NMI), como o INMETRO - no Brasil, fornecer a infraestrutura de medição de seu país e acesso a recursos de medição precisa. A comparabilidade das medições e incertezas associadas com as de outras nações é determinada por uma variedade de mecanismos (padrões devidamente calibrados, documentações adequadas, controle de medições contínuas, etc.), incluindo comparações bilaterais e "round robins" internacionais.
Em um sentido real, o objetivo é a medição "precisa", ou seja, a medição se desvia com uma incerteza aceitável de um padrão reconhecido, e a rastreabilidade é uma parte para atingir esse objetivo.
O formalismo de rastreabilidade é a ferramenta que fornece esses relacionamentos de medição. É o processo pelo qual medições aceitáveis ​​com incertezas bem compreendidas podem ser documentadas no grau exigido pelas partes interessadas.
fonte: NIST, NPL
Rastreabilidade e Hierarquia em Metrologia
Rastreabilidade e Hierarquia em Metrologia
Acima está uma representação gráfica comumente usada para ilustrar a rastreabilidade metrológica e a hierarquia da calibração (comparação entre dois padrões de medição), desde as definições das Unidades SI até as medições realizadas em ambientes industriais, 


Nenhum comentário:

Postar um comentário