quarta-feira, 31 de julho de 2019

STONEHENGE: Um Padrão Megalítico

Diversos monumentos neolíticos, formados de pedras imponentes, afloram nas paisagens da Europa. Stonehenge, localizado no sul da Inglaterra, está entre os sítios arqueológicos mais emblemáticos do mundo e um de seus maiores enigmas.
Em especial, o sítio megalítico erguido na Planície de Salisbury, por um lado, causa temor e, por outro lado, inspira fascinação. A estrutura gigantesca de notável precisão geométrica, uma série de pedras em forma de círculos, alguns em forma de ovo e outros elípticos, foi levantada em etapas perto de 4.600 anos atrás por antigos britânicos que não deixaram nenhum registro escrito. 
O misterioso passado do monumento gerou inúmeras histórias, teorias e estudos, e muita especulação sobre o porquê e como eles foram construídos ainda pairam nos dias de hoje. No entanto, alguns estudiosos acreditam que os círculos de pedra serviram a várias necessidades diferentes. Além de servir como observatórios solares e lunares, eram lugares de cerimônia, adoração, reunião social e até cura.
A maior pedra de Stonehenge, conhecida como sarsens, tem até 9 metros de altura e pesa cerca de 25 toneladas em média. Acredita-se que elas foram trazidas de Marlborough Downs, uma distância de 32 quilômetros ao norte. 
Pedras menores, conhecidas como "pedras azuis" (têm uma coloração azulada quando molhadas ou recém quebradas), pesam até 4 toneladas e vêm de vários locais diferentes no oeste do País de Gales, tendo sido transportadas até 225 quilômetros. Não se sabe como as pessoas da antiguidade os levaram de tão longe.
Uma tentativa para desvendar os mistérios de Stonehenge foi feita pelo Professor Alexander Thom. Em seus escritos, resultados de pesquisas em diversos megálitos na Europa, Thom concluiu que os construtores da época usaram unidades de medida padrão, que ele chamou de "jarda megalítica" (1 MY = 2,72 pés ou 82,96 centímetros), além de conhecimento avançado de geometria (como os princípios pitagóricos).
Fontes: nationalgeographic, sciencedaily, theguardian 
Mistérios de Stonehenge
Crédito: shutterstock
Mistérios de Stonehenge
O monumento Stonehenge de 4.600 anos de idade foi objeto de estudos durante séculos. E, embora nossa compreensão da estrutura tenha aumentado muito, especialmente nos últimos anos, persistem dúvidas sobre quem construiu e por quê.



Nenhum comentário:

Postar um comentário