domingo, 30 de junho de 2019

Números Extremos: Em busca de Novos Prefixos SI

A enorme quantidade prevista para o armazenamento de dados em computadores e a capacidade dos físicos quânticos de medir forças atômicas cada vez menores têm levado à adoção de novos prefixos para números extremamente grandes e pequenos.
Os prefixos atuais conhecidos para formar múltiplos e submúltiplos decimais das unidades de medidas SI variam entre 1024 e 10–24. Os nomes e símbolos desses prefixos para a formação de múltiplos e submúltiplos das unidades SI são apresentados na Tabela 7, da brochura do Sistema Internacional de Unidades (SI) - 9ª edição – 2019 - publicada pelo Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM).
Uma proposta apresentada ao BIPM recomenda os novos nomes - ronna e quecca - como prefixos para 1027 e 1030, respectivamente. Eles seriam unidos por suas contrapartes microscópicas - ronto e quecto – como prefixos para 10-27 e 10-30, respectivamente. Os novos nomes foram sugeridos por Richard Brown, chefe do departamento de metrologia do National Physical Laboratory (NPL).
Os termos devem ser discutidos na reunião de outubro do Comitê Consultivo para Unidades do BIPM. Se o Comitê aprovar a ideia, poderá fazer uma recomendação formal ao BIPM. A Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM), que inclui representantes dos governos de vários países do mundo, deverá se reunir em 2022 e terá a incumbência da votação final - como ocorreu no final do ano passado, quando aprovou uma nova definição do quilograma com base em constantes físicas fundamentais. Eles seriam os primeiros prefixos desde 1991, quando foram acrescentados 4 novos (últimos) prefixos SI para formação de nomes dos múltiplos e submúltiplos das unidades SI.
Fonte: Science - "Metric prefixes sought for extreme numbers" by David Adam
Lista dos Novos Prefixos SI
Lista dos Novos Prefixos SI
Os metrologistas estão propondo estender os prefixos métricos SI além do yotta e yocto, os maiores e menores prefixos oficiais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário