terça-feira, 30 de maio de 2017

Medições para o Transporte é o tema do Dia Mundial da Metrologia 2017

O Dia Mundial da Metrologia é celebrado todos os anos no dia 20 de Maio, e o tema deste ano é “Medições para o transporte”. Este tema foi escolhido porque o transporte desempenha um papel muito importante no mundo moderno e, de modo particular, no nosso cotidiano.
Aviões, trens, e carros são alguns dos meios de transportes que usamos. Produtos alimentícios, combustíveis, matérias-primas, bens de consumo, etc. também são transportados de uma localidade para a outra. Fazer isso de forma segura, confiável, eficiente e com impacto ambiental mínimo, requer uma gama surpreendente de medições. Mais amplamente, em todo o mundo, institutos nacionais de metrologia fazem avançar continuamente a ciência da medição, desenvolvendo e validando novas técnicas de medições em qualquer nível de sofisticação requerida. Estes avanços desempenham um papel crucial porque permitem desenvolver novas soluções para o setor dos transportes, com inovações como as células a combustível a hidrogênio, veículos elétricos ou a nova geração de aviões de passageiros com baixo consumo de combustível.
O Dia Mundial da Metrologia é uma celebração da Convenção do Metro, um tratado internacional assinado em Paris, em 20 de Maio de 1875, por representantes de 17 países (incluindo o Brasil). Atualmente, são 58 os Estados-membros. A Convenção estabeleceu o quadro de colaboração global na ciência da medição e em suas aplicações industriais, comerciais e sociais. O objetivo original da Convenção do Metro - a uniformidade mundial da medição - permanece importante até os dias de hoje, fornecendo a base para um sistema único e coerente de medições, rastreáveis ​​ao Sistema Internacional de Unidades (SI).
Esta data é organizada todo ano pelo Bureau Internacional de Pesos e Medidas (BIPM) em parceria com a Organização Internacional de Metrologia Legal (OIML), com a participação dos institutos nacionais de metrologia, como o Inmetro.
fonte: BIPM, NPL
crédito: BIPM
Dia Mundial da Metrologia
A data é um momento oportuno para refletir sobre a importância da medição em nossa vida cotidiana


Nenhum comentário:

Postar um comentário