domingo, 30 de abril de 2017

Bateria Mercedes-Benz: agora pronta para uso residencial

A Mercedes-Benz, a exemplo da Tesla, ao longo dos últimos anos vem revolucionando na forma de como estamos acostumados a consumir energia elétrica em nossas casas. De fato, o armazenamento de energia residencial é a sua aposta para o futuro.
O sistema de armazenamento de energia residencial da Mercedes-Benz (do inglês: Mercedes-Benz Energy Storage Home) permite que casas, empresas e usuários economizem recursos, ganhem maior autonomia e gerenciem de maneira mais eficiente a sua própria energia. O modelo disponibilizado recentemente pelo fabricante é de concepção compacta e modular, de vida longa e alta eficiência, o que permite otimizar o consumo de energia conforme a necessidade de cada usuário.
De acordo com a Mercedes-Benz, a bateria para armazenamento de energia residencial usa a mesma base de tecnologia da bateria de alto rendimento de lítio-íon dos veículos automotivos híbridos e elétricos de suas linhas de produção. Nota-se que, por isso, existe um grande interesse da tradicional marca alemã em manter e disponibilizar no mercado produtos inovadores em conformidade com os mais altos requisitos de segurança, qualidade e sustentabilidade.
O modelo da Mercedes-Benz pode armazenar a energia elétrica produzida, por exemplo, por um sistema solar, tipo fotovoltaico, que possui a vantagem de ser usado mesmo quando o sol não está brilhando. Mais ainda, esse sistema de energia renovável permite que seja utilizado em conjunto com uma fonte de energia convencional (via Concessionária). Além de proteger contra os custos inerentes às flutuações das contas mensais de energia, o sistema também pode ser configurado para o funcionamento em regime de backup, para uma situação que tenha necessidades de energia alternativa.
A Mercedes-Benz diz que os componentes de seu sistema variarão individualmente para cada domicílio, mas a maioria provavelmente incluirá um sistema solar, um inversor de bateria, um sistema de gerenciamento de energia e as próprias baterias. Segundo o próprio fabricante, os preços variam, mas os relatórios sugerem que um sistema padrão doméstico custará cerca de US$ 10.000,00, incluindo o inversor e a instalação.
O inversor da SMA Sunny Island é o equipamento aprovado e recomendado para uso conjunto com as baterias da Mercedes-Benz, tanto para operação sincronizada com a rede convencional como fora (independente). O sistema SMA é caracterizado sobretudo pelo ajuste sazonal do uso da bateria e o carregamento baseado em prognóstico integrado definido pela intensidade da radiação solar diária. A operação conjunta pode ser adicionalmente integrado com um sistema de gerenciamento ou monitoração de energia.
A utilização de unidades de armazenamento, combinada com a energia solar, permitirão que casas particulares aumentem seu consumo de energia em até 65 %.

Algumas características técnicas da bateria:

  • Dimensões: L: 470 mm x P: 290 mm x A (máx. e mín.): 1170 mm / 420 mm
  • Massa total (máximo e mínimo): 133 kg / 37 kg
  • Grau de proteção: IP20
  • Número de módulos de baterias para formar uma unidade: 1 até 8
  • Capacidade armazenamento de energia: 2,5 kWh até 20 kWh
  • Faixa de tensão operacional 43,5 V a 53,5 V
  • Número de ciclos completos: 8000
  • Capacidade esperada após 10 anos: >80 %
  • Eficiência: 97 %
Fontes: Mercedes-Benz; SMA
Crédito: SMA
Solução combinada de armazenamento de energia
A imagem à direita mostra a bateria para armazenamento de energia da Mercedes-Bens e, à esquerda, o inversor fotovoltaico da SMA.




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