terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Calibração e ajuste: o que esses termos significam?

Uma dúvida comum na linguagem técnica ocorre com o uso dos termos "calibração" e "ajuste". Muitas pessoas ainda se veem em dificuldade de entender o sentido exato dessas palavras e, por isso, os equívocos e as confusões são frequentes.
Os instrumentos de medição são usados em muitas áreas de atuação humana e como resultados de medição estão presentes no comércio global, na indústria, na saúde e na proteção legal. Como exemplo de aplicação prática, no campo da Metrologia, alguns instrumentos regulamentados pelo estado incluem medidores de água e eletricidade, bombas de combustíveis, balanças e radares de velocidade (ver a lista de instrumentos do Inmetro). Todos esses instrumentos medem de certo modo produtos ou serviços prestados aos consumidores e, como resultados de medição, esperam-se que os valores de grandezas sejam garantidos com consistência e precisão, dentro de uma tolerância admissível. 
No entanto, instrumentos de medição estão expostos à ação física, química e térmica contínua e, como resultado, perdem o seu desempenho ao longo do tempo. Para demonstrar conformidade com os requisitos especificados e para que a medição ocorra dentro dos limites planejados, através de avaliação periódica é possível determinar a alteração dos valores de medição pelo processo da calibração e, se necessário, pela efetuação de um ajuste.
Para que possamos embasar melhor os dois conceitos e compreender como eles se relacionam, vamos utilizar inicialmente as informações contidas no Vocabulário Internacional de Metrologia (VIM) – 2012:
  • Calibração: Operação que estabelece, sob condições especificadas, numa primeira etapa, uma relação entre os valores e as incertezas de medição fornecidos por padrões e as indicações correspondentes com as incertezas associadas; numa segunda etapa, utiliza esta informação para estabelecer uma relação visando a obtenção dum resultado de medição a partir duma indicação.
  • Ajuste de um sistema de medição: Conjunto de operações efetuadas num sistema de medição, de modo que ele forneça indicações prescritas correspondentes a determinados valores duma grandeza a ser medida.
Como podem ser vistas pelas definições, apesar de simples, ambas carregam algumas diferenças fundamentais. Em outras palavras:
A calibração é o ato de comparar valores corretos de um padrão conhecido de precisão aos valores correspondentes indicados no mostrador de um determinado instrumento que está sendo calibrado, sob condições de teste controlado e especificado. Cada resultado de medição, normalmente registrado em um certificado de calibração, deve estar relacionado com as unidades SI pela propriedade de rastreabilidade.
Em nenhuma parte desta definição é mencionado o termo conhecido como “ajuste”. De fato, o VIM continua afirmando que "a calibração não deve ser confundida com o ajuste de um sistema de medição, muitas vezes denominado de maneira imprópria de "auto-calibração", nem com a verificação da calibração".
Então, se o ajuste não faz parte da definição formal de calibração, o que então é ajuste?
O ajuste é apenas uma das muitas ações corretivas possíveis tomadas para corrigir uma deficiência na precisão ou no desempenho de um instrumento calibrado. Outras ações corretivas incluem a aplicação de fatores de correção, o pré-ajuste de um valor de grandeza ou a substituição de item impreciso. Após a conclusão do ajuste ou reparo, outro procedimento de calibração deve ser repetido para verificar se o desempenho do instrumento foi corrigido ou estabelecido.
Muitas vezes para realizar o ajuste é necessário abrir o equipamento e até mesmo trocar peças, ou seja é preciso realizar uma manutenção no equipamento.
O Vocabulário Internacional de Metrologia (VIM) de 2012 não reconhece mais o termo “aferição”, por isso não deve ser usado como sinônimo ou com sentido diferente.
Fontes: NPL, Inmetro e Quality Progress
crédito:Elgin
Fique atento na marca
Toda balança utilizada para atividade econômica deve, obrigatoriamente, ser de modelo aprovado pelo Inmetro e, no caso de atendimento à legislação metrológica, recebe a marca de selagem.

2 comentários: