domingo, 27 de dezembro de 2015

Lâmpada elétrica: uma ideia genial

Uma das descobertas mais incríveis ocorridas no século XIX, foi aquela em que Thomas Alva Edison (1847-1931) proporcionou o prolongamento dos efeitos da luz na noite adentro. A sua ideia genial, símbolo tradicional de inspiração, não somente deu certo, como também mudou profundamente os hábitos das pessoas e a forma de vida em todo o mundo.
Ao contrário do crédito popular, Edison não inventou a primeira lâmpada elétrica. Na época, pesquisas estavam sendo desenvolvidas simultaneamente em vários locais espalhados pelo mundo. Os pesquisadores sabiam que certos materiais (filamentos) tinham a propriedade da incandescência, de efeito brilhante, quando aquecidos o suficiente por meio da passagem de corrente elétrica. O grande problema, ainda a resolver, estava na falta de confiabilidade ou durabilidade, devida à queima ou fundição do filamento.
Mas coube a Edison, no ano de 1879, o privilégio de colocar a primeira lâmpada elétrica incandescente para uso comercial.
Edison desenvolveu um filamento ideal e o confinou no interior de um bulbo de vidro sob vácuo (fora do contato com o oxigênio). A melhoria básica no procedimento resultou em uma lâmpada de muitas horas de duração (algo em torno de 40 horas). Para que essa invenção tornasse viável, Edison também desenvolveu um sistema de distribuição de energia elétrica para alimentar as lâmpadas elétricas, transformando a iluminação artificial em uma fonte rentável e de uso em grande escala.
A história da pesquisa de Edison com lâmpadas elétricas incandescentes é frequentemente envolta em tropeços e fracassos, de frequentes tentativas. As incertezas que rondavam os seus experimentos estavam bem distantes, mas nunca as deixaram paralisado a ponto de desistir. A vontade de corrigir os erros e a necessidade de aprender com as falhas fizeram com que as dúvidas fossem usadas como forma de aferição com a precisão, e esta fórmula fez com que encontrasse o caminho do sucesso.
Por isso, motivado por sua ética ao trabalho e perseverança, a ele é atribuído uma das citações mais conhecida no meio científico, transcrita a seguir:
Se eu encontrar 10.000 maneiras em algo que não funciona, eu não falhei. Não estou desanimado, porque cada tentativa errada descartada é apenas mais um passo à frente”.
De fato, boa parte da população não tem ideia do que essa invenção representou para a humanidade. Nos dias de hoje, não importa qual seja o tipo de iluminação utilizado, um grande número de atividades está disponível de modo ininterrupto 24 horas por dia, que dificilmente abriríamos mão dessas conveniências.
Fonte: Edison Innovation Foundation
Edison: notável inventor
Edison é conhecido mundialmente por suas inúmeras invenções, uma delas o aperfeiçoamento da lâmpada elétrica incandescente, o que faz dele um símbolo de criatividade e inovação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário