segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Acreditação e Certificação: entenda o significado de cada termo

No dia a dia, a qualidade e a excelência dos produtos, processos e serviços prestados aos consumidores estão sendo monitoradas nas suas diversas formas que muitas vezes nem notamos. O sucesso desse programa é avaliado constantemente por organizações competentes e de referências espalhadas em todo o mundo.
Quando olhamos com mais profundidade nesse assunto, costumamos refletir sobre os termos relacionados “acreditação” e “certificação”, às vezes confundidos e por isso usados como sinônimos. Na verdade, os dois termos possuem significados muito diferentes.

O que é “acreditação”

A acreditação é uma ferramenta estabelecida em escala internacional para gerar confiança na atuação de organizações que executam atividades de avaliação da conformidade.
Acreditação é o reconhecimento formal por um organismo de acreditação (no Brasil, coordenado pelo INMETRO), de que um Organismo de Avaliação da Conformidade - OAC (laboratório, organismo de certificação ou organismo de inspeção) atende a requisitos previamente definidos e demonstra ser competente para realizar suas atividades (ensaios, calibrações, certificações ou inspeções) com confiança.
Um sistema concebido para acreditar serviços de avaliação da conformidade dos OACs deve transmitir confiança para o comprador e para a autoridade regulamentadora. Tal sistema deve facilitar o comércio através das fronteiras, como buscam as organizações e autoridades em comércio mundial.

O que é “certificação”

A certificação de produtos, processos, serviços, sistemas de gestão e pessoal é, por definição, realizada por terceira parte, isto é, por uma organização independente, acreditada pelo INMETRO, para executar a avaliação da conformidade de um ou mais destes objetos. Ao acreditar um organismo de certificação, o INMETRO o reconhece competente para avaliar um objeto, com base em determinadas regras preestabelecidas, na maior parte das vezes, pelo próprio INMETRO.
A certificação dá garantias por escrito de que uma pessoa, produto ou processo está em conformidade com os requisitos e normas especificadas. Comumente, a certificação está associada à norma ISO 9001, que é uma norma internacional reconhecida em Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ). Assim, um laboratório, para ser acreditado pelo INMETRO, tem que implantar um sistema de qualidade que atenda a norma NBR ISO/IEC 17025 (Requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaios e calibração).
Fontes: INMETRO, AMRL
Segurança e qualidade
A referência ISO 9001 indica que a organização tem um Sistema de Gestão de Qualidade que atende aos requisitos desta norma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário