domingo, 24 de maio de 2015

Telescópio Green Bank: ao som do silêncio

No mundo moderno, equipamentos elétricos e eletrônicos estão presentes cada vez mais em nosso cotidiano. Por outro lado, os ruídos invisíveis e imperceptíveis oriundos dessas tecnologias são capazes de influenciar no comportamento humano e interferir no funcionamento de outros aparelhos elétricos. Alguns são bastante conhecidos: linhas de transmissão de energia, antenas de telecomunicações, celulares, computadores, rádios, microondas e televisores.
Enquanto que a polêmica sobre os efeitos nocivos causados pelas ondas eletromagnéticas nos seres humanos continua no centro de atenções dos meios científicos, existe um lugar particular na terra onde o silêncio eletromagnético reina quase que absoluto.
Criada em 1958 pelo governo federal dos Estados Unidos, essa zona tranquila está situada perto das montanhas Allegheny, em Green Bank, no West Virginia (EUA), com área aproximada de 34.000 quilômetros quadrados. Nela se localiza o National Radio Astronomy Observatory (NRAO), órgão responsável pela operação dos maiores rádios telescópios astronômicos do mundo: Very Large Array (VLA), the Green Bank Telescope (GBT), and the Very Long Baseline Array (VLBA).
O Telescópio Green Bank (GBT), o maior telescópio móvel do mundo, concluído no ano de 2000, se destaca entre os outros distribuídos no vale arborizado e montanhoso de Allegheny. Sua estrutura gigantesca possui altura aproximada 150 metros, massa de 7,3 milhões quilogramas e prato (antena) com área de 100 metros por 110 metros - composto de 2004 painéis de metal.
O telescópio GBT extremamente sensível registra constantemente os padrões de radiações eletromagnéticas que emitem outros planetas ou outras estrelas, e permite aos cientistas estudar sons de regiões no espaço profundo, como exemplos, sinais do nascimento de universo, existência de civilizações extraterrestres e pistas da matéria escura. Esses sinais, até serem capturados, percorrem longas distâncias no tempo e espaço, e podem ser facilmente distorcidas pela interferência do homem. Por isso, o gigantesco telescópio necessita de silêncio e paz nas ondas elétricas para operar.
Os poucos habitantes que vivem neste lugar remoto (West Virginia) costumam levar uma vida completamente diferente dos centros urbanos, longe da tecnologia sem fio.
Para impedir a radiação causadora de qualquer tipo de interferência, além da proibição do uso de dispositivos mais conhecidos como celulares, internet, televisores e rádio, também outros menos tradicionais são conhecidos, como os motores a gasolina (por causa das faíscas de ignição) e os aparelhos que utilizam motores elétricos com escovas (causam faíscas e ruídos elétricos). As violações são puníveis por força de lei.
No entanto, não importa o motivo para se viver em um refúgio esquecido pelo tempo, há um grupo de pessoas que busca alívio para certos sintomas de saúde ou simplesmente um lugar muito tranquilo e isolado da tecnologia moderna.
fonte: NRAO, BBC e NSF
Crédito: NRAO
Telescópio Green Bank
O Telescópio Green Bank é o maior telescópio totalmente dirigível do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário