domingo, 13 de abril de 2014

Unidade astronômica: nova definição

A União Astronômica Internacional (IAU), criada no ano de 1919, tem como propósito de promover e salvaguardar a ciência da astronomia em todos os seus aspectos, através da cooperação internacional.
Entre as várias tarefas, a IAU se preocupa com a definição de grandezas astronômicas e físicas fundamentais, para uso em domínios especializados da pesquisa científica.
Uma das unidades mais importantes e conhecidas dos especialistas e público em geral, para expressar distâncias astronômicas entre dois objetos ou eventos no sistema solar, é a unidade astronômica (au: símbolo grafado em letras minúsculas).
A unidade astronômica, de menor múltiplo, se encontra relacionada à distância média entre o Sol e a Terra.
A primeira medida de melhor precisão foi obtida pelos astrônomos franceses Giovanni Cassini e Jean Richer, em 1672, através da observação do planeta Marte em diferentes locais na Terra. Em seguida, eles usaram essas observações para encontrar a distância entre o Sol e a Terra, obtendo o seguinte resultado: 140 000 mil quilômetros.
A última definição oficial da unidade astronômica envolvia cálculos mais complexos que se poderia imaginar, o que causava muitos problemas aos cientistas, pois era derivada de uma interpretação e combinação de medidas angulares, corpos hipotéticos e massa do sol.
A astronomia moderna necessitava redefinir a unidade astronômica como uma unidade coerente e consistente, não associada a graus de incertezas. Por isso, tinha chegado a hora para a resolução dessa questão.
De acordo com a nova definição simplificada da unidade astronômica, de entendimento muito mais fácil para todos, aprovada por unanimidade na Assembléia Geral da União Astronômica Internacional, realizada em 31 de agosto de 2012, em Pequim (China), o valor de grandeza revisado e adotado é exatamente igual a 149 597 870 700 metros.
Essa mudança para o novo padrão, de um cálculo complexo em um valor exato (fixo), não trará nenhuma alteração ou vantagem na vida prática das pessoas, mas sim para os cientistas, que irão usufruir de medições mais precisas, de menor margem de erro.
Agora, a unidade astronômica se encontra ligada a um múltiplo exato do metro e aceite pelo Sistema Internacional Unidades (SI).
Para além do sistema solar, pela sua grandeza, o uso da unidade astronômica torna-se inconveniente para a astronomia. Nesse caso, a IAU estabelece a utilização de outras unidades de distâncias de escalas maiores. Por exemplo, para estudos sobre a estrutura da Via Láctea (nossa galáxia), o parsec (pc) é a unidade habitual, o que equivale a cerca de 30,857 × 1012 km, ou cerca de 206 000 au.
fonte: Nature
Unidade astronômica
 É a unidade de distância aproximada entre o Sol e a Terra, que é de uso conveniente em Astronomia.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário