sábado, 19 de abril de 2014

Certificação: marca que faz a diferença

Nas últimas décadas, como tendência irreversível, as organizações em suas escalas produtivas têm-se aprimorado continuamente para atender às exigências do mercado competitivo e globalizado. A busca por um diferencial de qualidade, referido às medições corretas e de extrema confiança, é uma realidade nos dias de hoje.
Diante desse cenário, a certificação de conformidade, atestada por organismos independentes, é uma demonstração formal de que um produto, processo, serviço ou pessoa atende a requisitos de normas técnicas e regulamentos específicos.
A demonstração dos requisitos exigidos por um órgão certificador, associada a uma marca confiável, faz passar maior notoriedade e confiança tanto às organizações como aos usuários. Como consequência, cada vez mais tem ganhado importância a ideia da adoção dessa política como instrumento de desenvolvimento econômico, preservação do meio ambiente, justa competitividade e estabelecimento da cadeia de rastreabilidade.
Somente por meio de testes e ensaios, realizados por organismos certificadores, permitem testemunhar o atendimento às exigências especificas de reconhecimento mútuo (sob o conceito de benchmarking), colocando em destaque a qualidade, o desempenho e a segurança dos produtos e serviços no exigente mercado nacional e internacional.
Diversos laboratórios competentes, imparciais e credenciados, presentes em muitos países, de acordo com normas e regulamentos, dedicam-se à realização de atividades em diferentes segmentos produtivos, como de avaliação de performances e respectiva emissão de relatório de resultados ou conformidades.
Para melhor caracterizar e exemplificar tal afirmativa, vale destacar os serviços de certificações e ensaios ligados ao setor de energia elétrica.
Nos dias de hoje, não é possível imaginar a sociedade moderna sem o convívio com os benefícios proporcionados pela eletricidade. Entre a geração de energia elétrica até os consumidores (muitas vezes localizados em pontos distantes), existem redes elétricas interligadas quase que intermináveis, em constante atualização e expansão para atender à crescente demanda por energia elétrica.
Por conta do desenvolvimento econômico e social, o aumento das cargas (demanda de potência e consumo de energia elétrica), aliadas às novas tecnologias e causas naturais, produz perturbações e perdas técnicas indesejáveis nas redes elétricas alimentadoras, o que implica a aplicação de novas tecnologias e modelos de sistemas de controle e proteção, cada vez, mais eficiente. A qualidade dos componentes e a segurança operacional de toda essa infraestrutura são premissas básicas para a confiabilidade e disponibilidade de energia elétrica, que em situação de falha afeta diretamente o processo produtivo e a qualidade de vida de muitas pessoas. Consequentemente, esses fatores negativos causam sentimentos de estresse e insegurança, podendo levar a situações de perigo e perdas econômicas significativas.
Por isso, a preocupação extrema e a importância de se manter sistemas de garantia de qualidade para verificar e assegurar a conformidades de produtos, processos e serviços, em qualquer fase de atuação que seja.

De olho na marca
Um produto certificado, para distribuição ou livre circulação em determinados países ou algumas regiões, além da exigência do certificado emitido por um Organismo de Certificação de Produtos (OCP), é normalmente identificado por uma marca obrigatória de conformidade no seu corpo ou na sua embalagem.
Na Comunidade Europeia, os consumidores são orientados na compra de produtos atentando também à marca registrada "CE". Na América do Norte, a marca registrada muito conhecida é "UL", dentro de um círculo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário